REAL TIME / BIG DATA | JERÔNIMO MELHORA UM POUCO MAS AINDA PERDE NO 1º TURNO
Pesquisa Real Time Big Data encomendada pela Record TV e divulgada nesta segunda-feira (05) aponta ACM Neto (União) liderando a disputa pelo governo da Bahia, com 49% das intenções de voto no cenário estimulado (quando uma lista com o nome dos candidatos é apresentada ao eleitor). Jerônimo Rodrigues (PT) tem 24% e João Roma (PL), 9%. Na comparação com o levantamento divulgado pelo mesmo instituto em julho, ACM Neto caiu 7 pontos percentuais, enquanto Jerônimo Rodrigues cresceu 6 e João Roma 1.
Na pesquisa divulgada nesta segunda, os demais candidatos ao governo não pontuaram no cenário estimulado. Brancos e nulos somaram 8%, enquanto 10% não souberam ou não quiseram responder. A Real Time Big Data, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA-04374/2022, ouviu 1.200 pessoas, entre 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
No cenário espontâneo, quando o eleitor diz em quem votaria sem ter recebido opções, ACM Neto tem 30%, contra 13% de Jerônimo Rodrigues e 5% de João Roma – outros somaram 2%, enquanto 10% dos entrevistados afirmaram votar em branco ou nulo e 40% não souberam ou responderam.
Entre os votos válidos, ou seja, sem nulos ou brancos, ACM Neto tem 60% — o suficiente para uma vitória em primeiro turno. Jerônimo tem 29% e João Roma, 11%. A pesquisa mostrou ainda que o candidato do União Brasil lidera em todas as regiões do estado, tendo melhor desempenho na Metropolitana de Salvador, com 54%, contra 18% do postulante petista e 12% de Roma.
O melhor desempenho de Jerônimo Rodrigues é na região Nordeste da Bahia, segundo a pesquisa. Nessa parte do território, ACM Neto tem 41% contra 31% do petista e 7% de João Roma.