CENSO DO IBGE EM ITAPETINGA ANDA A PASSOS LENTOS, SEGUNDO MORADORES
No início deste mês de outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), anunciou o adiamento do fim da coleta de dados do Censo Demográfico de 2022 por causa da falta de recenseadores. A previsão anterior era de encerrar no final deste mês. Agora, a previsão de encerramento é dezembro.
Em Itapetinga, poucas pessoas foram recenseadas até o momento, de acordo com levantamento do Sudoeste Hoje, que constatou a total ausência dos recenseadores do IBGE em diversos bairros da cidade e zona rural, através de contato com moradores, o que aumenta a desconfiança quanto à eficiência na coleta dos dados.
O receio é de que haja perda populacional em relação às estimativas anuais o próprio IBGE, o que comprometeria o repasse de verbas diretas do Tesouro Nacional, como o FPM, além dos repasses de verbas para vários programas sociais baseados na população do município.
O Sudoeste Hoje manteve contato contato com o escritório regional do IBGE, em Vitória da Conquista, e aguarda maiores informações sobre o recenseamento em Itapetinga e municípios do Médio Sudoeste.
Por Davi Ferraz