:: 18/nov/2022 . 22:14
MEIO AMBIENTE | ANIMAIS RECÉM-CHEGADOS À MATINHA PASSAM POR AVALIAÇÃO SANITÁRIA
Dando continuidade ao seu projeto de preservação e conservação da fauna, o Parque da Matinha, após receber novas aves do Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestre – de Vitória da Conquista, realizou, em parceria com a UFBA, a sexagem e análise dos papagaios e araras.
Os professores Ricardo Fraga, Mário Borba e Edma Santos de Antonio realizaram coletas de material biológico para avaliação sanitária dos animais recém-chegados para avaliarem, por biologia molecular, a presença de patógenos como as bactérias e vírus. Além disso, foram avaliadas, também, a presença de parasitas cutâneos dos animais. A sexagem molecular permitiu determinar o sexo das aves e, assim, acomodá-las e cuidá-las de forma mais individualizada.
Duas turmas do curso de Ciências Biológicas da UFBA de Vitoria da Conquista acompanharam os professores. Uma trabalhou, dentro do Parque, no componente curricular “Biodiversidade Animal IV: Amniotas” e a outra no componente “Manejo e conservação da biodiversidade”.
“A gente sempre gosta de explicar que o Parque da Matinha não apreende animais de vida livre. Aqui só chegam aqueles que já foram capturados – vindos de tráfico de animais e comércio ilegal, por exemplo – e que não têm mais condições de sobreviverem em seu habitat natural. Aqui, a gente proporciona a eles maior conforto, em um ambiente mais adequado e mais próximo do que encontrariam na natureza. Além disso, buscamos proporcionar importantes estudos capazes de ampliar a atuação na preservação e conservação ambiental. A parceria com a UFBA é um dos exemplos de que estamos no caminho certo, fazendo deste, um espaço rico e capaz de trazer inúmeros benefícios para a nossa comunidade”, afirmou o secretário, Luciano Almeida.
ITAPETINGA | MATRÍCULAS NA REDE MUNICIPAL SERÃO FEITAS ATRAVÉS DO PORTAL DA EDUCAÇÃO
A Prefeitura de Itapetinga publicou nesta sexta-feira, 18, portaria referente a normas e procedimentos para realização de matrículas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2023.
As matrículas serão realizadas exclusivamente online através do portal da Secretaria Municipal de Educação https:matricula2023itapetinga.com.br, nos dias 09 e 10 de janeiro para os alunos que já estudam na rede. As vagas para novos estudantes estarão disponíveis a partir do dia 12 de janeiro.
Entre as novidades que a secretaria de educação apresenta para o próximo ano letivo está a implantação da segunda creche para bebês do município. A partir de 2023, a Creche Virgínia Hagge, localizada no Quintas do Sul, receberá bebês de 03 meses a 02 anos. Até este ano, apenas a Creche Diva de Paula oferecia o serviço.
Também teremos uma nova unidade de escola cívico-militar. O sucesso do modelo instalado no colégio Otávio Camões fez com que a administração municipal implantasse a educação cívico-militar, agora, na escola Nair D’Esquivel Jandiroba.
Em janeiro já estarão abertas, também, as matrículas para a nova escola de 12 salas que está sendo construída no bairro Vila Érika. Os alunos matriculados iniciarão o ano letivo instalados em outra unidade e passarão para a nova escola assim que concluída a obra, com previsão para o final do primeiro semestre. A escola atenderá cerca de 900 alunos do Ensino Fundamental Anos Finais, no turno matutino e dos Anos Iniciais no turno vespertino.
“Itapetinga segue com grandes avanços na educação e o ano de 2023 iniciará trazendo muita esperança para nós da rede municipal. Viemos de dois anos conturbados por conta da pandemia, fizemos um necessário trabalho de reestruturação para buscar superar os danos causados pelo isolamento social e fechamento das escolas. Agora iniciaremos um novo tempo, com novas estruturas físicas e pedagógicas, com novos modelos de ensino e buscando dar acesso a educação de qualidade a todos os itapetinguenses”, disse o secretário Fábio Viana.
Veja portaria completa abaixo:
ITAPETINGA | ALUNOS DOS COLÉGIO POLIVALENTE CONHECEM AS INSTALAÇÕES DA COOPARDO
Nesta quinta-feira (17), alunos do Colégio Estadual Polivalente visitaram a matriz da Coopardo, em Itapetinga, onde foram recebidos pelo diretor presidente Alex Coelho, funcionários e outros diretores.
Durante a visita, Alex falou sobre o papel e importância do cooperativismo, como funciona, e os planos da Coopardo de realizar, à partir de 2023, intercâmbio com escolas dos municípios da sua área de abrangência.
É a Coopardo levando o cooperativismo e o agro para melhor conhecimento da população jovem e futuras gerações.
- 1