:: 28/dez/2022 . 22:16
CONTAS DO PREFEITO RODRIGO HAGGE SÃO APROVADAS PELA CÂMARA DE VEREADORES; SIBELE DO PT VOTOU A FAVOR
Em sessão legislativa realizada nesta quarta-feira (28) pela Câmara de Vereadores de Itapetinga, as contas do prefeito Rodrigo Hagge, relativas ao exercício de 2019, foram aprovadas com 13 votos a favor e duas abstenções, quórum maior que o previsto no Regimento Interno da Câmara (2/3).
SIBELE DO PT VOTOU PELA APROVAÇÃO
A novidade na votação das contas do prefeito foi o inesperado voto a favor da vereadora petista Sibele Nery, oposicionista ferrenha, que após computada a votação pela Mesa Diretora, tentou reverter a sua decisão argumentando que “havia se equivocado” votando a favor, quando deveria ter votado contra. A regra é clara: NÃO PODE.
Como diz o velho ditado, “a emenda saiu pior do que o soneto” e as vaias da plateia foram inevitáveis. Confira vídeo:
Por Davi Ferraz
PONTE DA LAGOA JÁ ESTÁ SENDO REFORMADA
Devido a um processo natural de desgaste, a estrutura de madeira da ponte que liga à ilha no Parque Poliesportivo da Lagoa cedeu, e teve que ser interditada por alguns dias.
Nesta quarta (28), homens da Secretaria de Infraestrutura já estavam efetuando os reparos necessários na ponte, visando liberar o acesso à linda ilha ao público de Itapetinga e visitantes.
O parque da lagoa passa por um processo de revitalização estrutural, com a implantação de novo piso nas pistas externa e interna, reforma de bares e outras novidades que devem embelezar ainda mais o principal cartão postal da cidade.
Por Davi Ferraz (Foto: Israel Dutra)
GOVERNO DA BAHIA AUMENTA ICMS DA CERVEJA E ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS PROTESTAM
A cerveja vai ficar mais cara. Com a publicação do decreto 21.796/2022, o estado da Bahia aumento de 25% para 27% a alíquota do imposto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da bebida, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja.
“A medida vai impactar diretamente o preço final da cerveja para os consumidores no momento de maior pico de turistas da história: verão, réveillon e carnaval. O súbito aumento de 8% no imposto traz consequências diretas para o setor produtivo, que ainda luta para se recuperar das restrições impostas pela pandemia, após dois anos do fechamento de bares e restaurantes, diversas leis secas e proibições de eventos”, apontou.
As organizações estimam que somente a cadeia produtiva do setor da cerveja gere cerca de 100 mil empregos diretos, indiretos e induzidos na Bahia. “São mais de 27 cervejarias operando no estado, com mais de 20 operações de distribuição, além de mais de 85 mil bares e restaurantes que serão impactados pelo aumento do imposto. Isso significa que milhares de famílias dependem da cerveja para colocar comida à mesa”, complementaram.
“As entidades compreendem que o aumento de carga deve ser revisto pelo governo e dialogado com o setor produtivo, que mesmo em um cenário desfavorável nos últimos anos, não mediu esforços para expandir as suas atividades em investimentos, criação e manutenção de empregos para a geração de renda à população do estado”, apelou o setor.
Ainda assinam a nota, a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (ABRACERVA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) e Núcleo Setorial de Microcervejarias da Bahia (BAHIACERVA).
CONQUISTA | INCÊNDIO QUE DESTRUIU A HAVAN É CONTROLADO; VEJA ANTES E DEPOIS
O incêndio de grandes proporções que destruiu a loja da Havan, na cidade de Vitória da Conquista, a terceira maior da Bahia, foi controlado no final da manhã desta quarta-feira (28). O município fica no sudoeste do estado. Não há registro de feridos.
No entanto, funcionários da empresa relataram que o estabelecimento já estava aberto e que acionaram o sistema de som para pedir que os clientes deixassem o local.
Equipes do 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7° GBM) trabalham no rescaldo. Não há informações sobre a causa do incêndio.
URGENTE VÍDEO! INCÊNDIO ATINGE LOJA DA HAVAN EM VITÓRIA DA CONQUISTA
Um incêndio de grandes proporções está ocorrendo, neste exato momento, na loja da Havan em Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia.
Brigadas do Corpo de Bombeiros já se encontra no local, tentando debelar as chamas que atingiram grande parte do prédio.
Não há informações sobra vítimas.
AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES…
Por Davi Ferraz
MORRE AOS 103 ANOS, DONA SINHÁ CUNHA
Com pesar faleceu uma moradora ilustre de Itapetinga aos 103 anos. Dona Sinhá Cunha, que durante muitos anos residiu na Rua Jaime Brito, antiga Rua do Maxixe. Ela era mãe de Teixeirinha Cunha, servidor aposentado do IBGE e Hildene Cunha, que reside em Salvador.
Dona Sinhá deixa filhos, netos e bisnetos e uma saudade eterna. Ela era avó do Jornalista Rodrigo Ferraz e do advogado Lucas Ferraz.
O corpo está sendo velado no Cerimonial Pax Perfeição e o sepultamento acontecerá na parte da tarde, no Cemitério Central, no bairro Camacã.
O Sudoeste Hoje lamenta a perda irreparável e estende suas condolência à família enlutada.
Davi Ferraz – Editor
- 1