:: 3/jan/2023 . 19:46
JUSTIÇA RESPONSABILIZA CHESF POR DESASTRE DA BARRAGEM DE PEDRA QUE ALAGOU JEQUIÉ
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) determinou à Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a apresentação imediata de planos de segurança, de contingência e de recuperação das áreas afetadas pelo desastre decorrente das falhas na administração da Barragem da Pedra, na região do Município de Jequié. A ação foi movida pela Procuradoria-Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) no Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no último dia 30 de dezembro.
Na ação, a PGE atribuiu – e a justiça reconheceu – a responsabilidade da Chesf no descontrole da vazão da barragem, o que provocou inundações em cadeia, com graves consequências no meio ambiente e na vida da população.
A PGE-BA também requereu a imediata prestação de auxílio emergencial e a constituição de um fundo não inferior a R$ 100 milhões, como forma de garantir a responsabilidade integral da Chesf pelos danos socioambientais e às pessoas afetadas pelo desastre. “Estes pedidos serão apreciados a partir do dia 6 de janeiro de 2023, quando se encerra o Plantão Judiciário”, informa a Procuradoria-Geral.
Apesar da reconhecida responsabilidade pelos fatos ocorridos, e de ter plena ciência sobre a ação judicial, a Chesf não adotou qualquer providência para mitigar ou reparar os danos.
ITAPETINGA | PONTE DA ILHA DA LAGOA FOI RECUPERADA E ESTÁ ABERTA AO PÚBLICO
A ponte pênsil que dá acesso à ilha do Parque Poliesportivo da Lagoa, passou por manutenção devido à uma pequena avaria e já está totalmente recuperada e aberta ao público.
A recuperação foi realizada pela equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Infraestrutura, sob responsabilidade do engenheiro Gustavo David.
Redação SH (Foto Israel Dutra)
- 1