BRASIL | AMERICANAS PODE FECHAR 80 LOJAS ‘MENOS EFICIENTES’ NA BAHIA
Após a crise do rombo de R$ 20 bilhões no balanço das Americanas, muita gente pergunta se a empresa vai fechar. Na sexta-feira, houve uma decisão da Justiça que menciona uma potencial dívida de R$ 40 bilhões e aponta para um pedido de recuperação judicial.
O que vai acontecer agora É possível que as Americanas peçam recuperação judicial. Nessa situação, a empresa é autorizada pela Justiça a suspender o pagamento de dívidas. Mas para isso ela tem de apresentar um programa de recuperação financeira.
Se o programa não for cumprido, sua falência pode ser decretada. A empresa tem se reunido com credores para negociar alguma saída.
Seja qual for a solução, a empresa vai apertar o cinto e buscar ficar mais enxuta para economizar. O investimento tende a diminuir, assim como o capital de giro.
Com isso, as Americanas podem ter uma redução em seu estoque e no número de fornecedores. Ainda nessa frente, as possibilidades incluem fechamento de lojas menos eficientes e venda de bens.
Na Bahia, a Americanas conta com cerca de 110 lojas físicas e as primeiras estimativas é de que 80 delas serão fechadas.
Redação SH