:: 4/fev/2023 . 22:12
MARINHA AFUNDA PORTA-AVIÕES SUCATEADO
A Marinha do Brasil afundou o porta-aviões São Paulo na tarde dessa sexta-feira (3), após meses de tentativas de dar um destino à embarcação. Segundo nota divulgada pela força, o afundamento foi realizado de forma controlada e planejada, a 350 quilômetros da costa brasileira, em uma região com cerca de 5 mil metros de profundidade.
“O procedimento foi conduzido com as necessárias competência técnica e segurança pela Marinha do Brasil, a fim de evitar prejuízos de ordem logística, operacional, ambiental e econômica ao Estado brasileiro”, acrescenta o comunicado assinado também pelo Ministério da Defesa e pela Advocacia-Geral da União (AGU).
A decisão pelo afundamento do navio foi anunciada na última quarta-feira (1°) após a empresa turca Denizcilik (SÖK), que havia comprado, em 2021, o casco para reciclagem, abandonar a embarcação. O porta-aviões retornou ao Brasil porque a Turquia cancelou a autorização que havia emitido para a exportação no fim de julho de 2022.
VOLTA ÀS AULAS MOVIMENTOU O COMÉRCIO DE ITAPETINGA NESTE SÁBADO
Com o retorno das aulas previsto para a próxima segunda-feira (6), tanto nas escolas municipais, estaduais e rede particular, o comércio de Itapetinga experimentou uma movimentação atípica de consumidores, neste sábado (4), na busca de materiais escolares, calçados, fardamentos e outros gêneros relacionados ao setor escolar.
A busca pelos itens da lista de materiais escolares, que teve início no começo do mês, se intensificou nas papelarias locais a partir da segunda quinzena de janeiro, mas a turma da ‘última hora’, só entrou mesmo em campo neste sábado e deve continuar na próxima semana.
Outro segmento onde costuma aumentar o fluxo de clientes nesse período, é o das malharias, quando as costureiras e máquinas trabalham a todo vapor para dar conta da alta demanda, da época que antecede a volta às aulas.
Localizada fora do centro comercial, a tradicional papelaria ‘PAPEL & CIA’ oferece, desde o início do ano, a linha completa de materiais escolares, sem falar do espaço amplo na sua loja e estacionamento fácil no seu entorno, além de oferecer promoções e maiores prazos nas compras pelo cartão.
Por Davi Ferraz
- 1