:: 5/abr/2023 . 21:56
ITAPETINGA | SAAE ADQUIRE E INSTALA TRÊS NOVOS CONJUNTOS DE MOTOBOMBAS
O SAAE de Itapetinga continua investindo na compra de equipamentos visando economia e eficiência no sistema de captação e distribuição de água e no processo de tratamento de esgoto.
Somente no mês de março foram instalados 03 (três) novos conjuntos de motobombas, sendo assim distribuídas: ETA de PALMARES, triplicando o volume de água bombeada para o povoado, Elevado do Bairro Primavera, dando mais eficiência na distribuição com maior volume de água e ETE do Residencial Cassiano Gonçalves mantendo em pleno funcionamento o processo de tratamento de esgoto.
As bombas substituídas passaram por manutenção, podendo ser utilizadas, caso necessário,sem paralisar o abastecimento de água.
Foram feitos ajustes importantes na ETE do bairro Américo Nogueira. A construção de nova casa de bombas e mudança de posicionamento de equipamentos,deram mais eficiência ao tratamento de esgoto que já está em pleno funcionamento.
– “É nossa intenção continuar investindo forte na compra de equipamentos novos, economizando energia e mão de obra, tornando os serviços mais eficientes, oferecendo melhor qualidade de vida aos nossos usuários” concluiu o Diretor Engenheiro Airton Ferraz.
No SAAE de Itapetinga, o serviço bem feito não para!
PREFEITURA DE ITAPETINGA DISTRIBUI PEIXES DURANTE SEMANA SANTA A FAMÍLIAS CARENTES
Pensando em proporcionar uma Semana Santa mais farta, a prefeitura de Itapetinga distribuiu peixe entre as pessoas cadastradas pelos Cras da cidade. Além daqueles atendidos pelos Centros de Referência da Nova Itapetinga, Vila Isabel, Vila Riachão, Américo Nogueira e Bandeira do Colônia, o Cras Volante distribuiu nos bairros onde não há sede instalada, nas lavanderias da cidade e no povoado de Palmares.
Foram mais de 4 mil famílias beneficiadas. Mas de 4 mil lares terão mesa mais farta, parentes e amigos reunidos para a celebração da principal data do calendário cristão.
“O peixe é símbolo de vida, prosperidade e abundância. Ao distribuímos o alimento a gente quer desejar vida em abundância para a população e, principalmente, fazer deste momento, um símbolo de esperança, de renascimento e de vida nova”, disse a secretária de desenvolvimento social, Andrea Carolina.
A secretaria de desenvolvimento desempenha, durante todo o ano, um trabalho de assistência, acolhimento e garantia de direitos para a população em vulnerabilidade social. “Em datas comemorativas como esta, mais do que garantir o básico, a gente quer que a nossa gente tenha, também, um momento especial. Assim, permitir que tantas famílias possam viver a Semana Santa, com comida na mesa, de forma mais tranquila e harmoniosa é garantir-lhes uma vida digna, plena e com mais esperança em dias melhores”, afirmou o prefeito Rodrigo Hagge.
FERIADÕES DE 15 EM 15 DIAS É MUITO BOM!
Neste mês de abril e início de maio, teremos 3 feriadões consecutivos, semana sim, semana não. Pra quem gosta de praia ou descanso, é a ‘mão na roda’. E nem precisa de muito dinheiro na mão, porque cartão de crédito só serve mesmo para essa “emergências”.
Confira os feriadões:
7 de abril – Sexta-feira da Paixão (Pascoa)
21 de abril – Feriado de Tiradentes (sexta)
1º de maio – Dia do Trabalho (segunda-feira)
Então vamos lá…
Por Davi Ferraz
DEPUTADO RAIMUNDINHO DA JR PROPÕE REGULAMENTAÇÃO DOS PAREDÕES
O deputado Raimundinho da JR (PL) apresentou projeto de lei que propõe a regulamentação dos equipamentos de som automotivos, popularmente conhecidos como paredões em carros, caminhonetes, camionetas, caminhões e similares que possuam sistema de som, nas vias, praças e demais logradouros públicos.
“O projeto de lei em questão atende a imperativos éticos, políticos e jurídicos, visando estabelecer parâmetros normativos que regulem a utilização de aparelhagens sonoras potentes”, disse.
“A Constituição de 1988 inova ao repactuar as relações entre cidadãos e Estado, expandindo direitos civis, políticos, sociais e culturais, ao mesmo tempo em que inova ao criar direitos”, explica o parlamentar, citando que, entre outros, reconhece “o direito ao meio ambiente equilibrado como direito difuso de titularidade de toda sociedade, exigindo do poder público uma postura ativa de contínua fiscalização e efetivação dos direitos ambientais”.
Raimundinho explica que a regulamentação vai permitir o desenvolvimento de exibições em eventos abertos ao público, que possivelmente atrairá diversos investimentos privados, incentivando lazer e renda, sem qualquer transtorno para a população e sem transgressão à legislação existente. “Isso já acontece em diversas cidades brasileiras, que dinamizaram suas economias a partir da geração de emprego nas equipadoras, marcenarias e vendedores de equipamentos”, afirmou.
O parlamentar disse que, “assim como o futebol, vôlei e outros esportes, necessitam de um espaço para a sua prática sem causar transtornos para os demais cidadãos que não são adeptos à prática”. “Com a regulamentação, os supostos efeitos negativos que podem ser propiciados em virtude da prática do mesmo, podem ser minados devido a regulamentação e fiscalização dos eventos realizados no âmbito do Estado da Bahia sobre o olhar atento do Poder Público”.
DATAFOLHA | 30% SE DIZEM PETISTAS, ENQUANTO 22% SE DECLARAM BOLSONARISTAS
Última pesquisa Datafolha indica que 30% dos eleitores brasileiros se idenficam como petistas, enquanto 22% se definem como bolsonaristas.
De acordo com o levantameto, se dizem mais petistas raiz os nordestinos (42%, num grupo com 26% da amostra populacional da pesquisa), os menos instruídos (40%, grupo com 30% dos entrevistados), os mais pobres (39%, grupo majoritário de 55% dos ouvidos) e os mais velhos (37% entre quem tem mais de 60 anos, 19% do eleitorado).
Se dizem mais apoiadores duros do ex-presidente Jair Bolsonaro quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (32%, num grupo que compõe 7% do eleitorado), moradores do Sul (28%, grupo de 15% da amostra) e do Norte/Centro-Oeste (30%, grupo de 16%) e evangélicos (29%, contingente de 27% dos entrevistados).
Em dezembro de 2022, 32% se afirmavam petistas, enquanto 25% se declararam bolsonaristas. Como a margem de erro deste e do atual levantamento, feito em 29 e 30 de março, é de dois pontos percentuais, houve uma oscilação negativa em ambos os casos, um pouco mais pronunciada entre os apoiadores do ex-mandatário.
Levando em conta a realidade bipolar do espectro político atual, o Datafolha buscou tons de cinza na escala. Questionou aos seus 2.028 entrevistados em 126 cidades como se definiam, sendo 1 bolsonarista, 2, mais próximo do bolsonarismo, 3, neutro, 4, mais alinhado ao petismo e 5, petista.
Além dos extremos já relatados, os índices intermediários também sofreram oscilações. Os próximos do bolsonarismo passaram de 7% para 9%, os neutros de 20% para 22% e os filopetistas, de 9% para 10%. Se mantiveram sem nenhuma preferência 5% nas duas pesquisas, assim como os 1% que não souberam responder.
- 1