A Prefeitura de Vitória da Conquista decretou ontem (5) situação de emergência por causa da estiagem que atinge zona rural. A previsão é que o município não tenha grandes volumes de chuvas nos próximos meses.

A situação de emergência foi decretada para os distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves. O decreto é válido por 180 dias.

Desde 2015, essas regiões são impactadas pela escassez de chuva, apesar das chuvas torrenciais do final do ano de 2022 e primeiros dias deste ano.

Por ter a maior parte de sua área no semiárido, mesmo com alguns períodos de chuvas intensas, a média histórica de chuvas dos últimos anos não tem sido suficiente para combater os efeitos da seca.

Seguindo a prefeitura, a insuficiência de chuva prejudica o desenvolvimento das pastagens e a reposição dos mananciais, comprometendo a pecuária de leite e de corte e a ovinocaprinocultura da região.

O decreto de situação de emergência dá respaldo jurídico para que o Governo Municipal faça a contratação de novos caminhões-pipa com recursos próprios, a fim de complementar a operação e beneficiar, prioritariamente, pessoas idosas e com necessidades especiais, além de comunidades quilombolas.

Compartilhe em suas redes sociais!