:: 18/abr/2023 . 22:04
EM NOTA, FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA GARANTE ACATAR LIMINAR E REABRIR PRONTO SOCORRO
NOTA PÚBLICA
O HOSPITAL CRISTO REDENTOR/FUNDAÇÃO JOSE SILVEIRA informa que o encerramento dos atendimentos no pronto socorro decorreu do cancelamento do contrato junto a prefeitura, conforme por esta publicado em diário oficial de 30/03/23.
Nesta data (18/04/23) recebemos decisão judicial acolhendo pedido da prefeitura para retorno dos mesmos serviços, mediante determinação do município não mais atrasar os pagamentos a serem feitos por indenização.
Deste modo, conforme determinado, o Hospital Cristo Redentor, envidará esforços para retornar as atividades de pronto atendimento, no prazo de 48(quarenta e oito) horas.
A Fundação Jose Silveira segue com o seu compromisso com a população de Itapetinga e região.
FUNDAÇÃO JOSE SILVEIRA
URGENTE! PREFEITO RODRIGO HAGGE BAIXA DECRETO DE REQUISIÇÃO ADMINISTRATIVA DO HOSPITAL MONTE MORIAH, ANTIGO SANTA MARIA
No intuito de dar uma guinada na saúde pública de Itapetinga, o prefeito Rodrigo Hagge baixou um decreto nesta terça-feira (18), requisitando de forma administrativa o HOSPITAL MONTE MORIAH, antigo hospital Santa Maria, que se encontra fechado há mais de 10 anos.
De acordo com o decreto do executivo municipal, o Hospital Monte Moriah será reativado para desafogar a demanda reprimida da saúde no município.
URGENTE! PREFEITURA CONSEGUE LIMINAR PARA REABERTURA DO PRONTO SOCORRO DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR /FJS
A Prefeitura Municipal de Itapetinga conseguiu, nesta terça-feira (18/04), uma liminar junto ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para que a Fundação José Silveira retorne os serviços de Pronto Atendimento no Hospital Cristo Redentor em Itapetinga.
Desde a última sexta-feira (14/04), os serviços foram suspensos pela Fundação, que administra o Hospital há cerca de 10 anos.
A decisão expedida pelo Tribunal visa o retorno dos atendimentos de Urgência e Emergência em benefício da população de Itapetinga, que depende do Cristo Redentor, único Hospital da cidade que atende pelo SUS.
Em um trecho, o juíz de direito Aderaldo de Morais Leite Júnior escreveu “diante do fato de que a postergação da análise do pedido pode acarretar danos irreversíveis, uma vez que a medida que ora se pleiteia atinge diretamente a saúde da população do Município de Itapetinga, que encontra-se privada dos serviços ofertados por seu principal hospital”.
O magistrado solicitou que a Fundação José Silveira restabeleça as atividades do Hospital Cristo Redentor, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, sob pena de multa diária no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) por dia de descumprimento, até o limite do valor da causa, mantendo-as pelo prazo de 90 (noventa) dias.
ITAPETINGA | CRISE NA SAÚDE PÚBLICA EVIDENCIA AUSÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO NA REGIÃO
O descaso do governo do estado para com a saúde pública em Itapetinga e cidades do Médio Sudoeste é gritante e se agrava a cada dia.
Sem um hospital público de referência, pacientes dos 13 municípios da micro região são removidos, através da lenta regulação, para hospitais de Vitória da Conquista, Itabuna, Ilhéus, Guanambi, Caetité e Caculé, que já vivem abarrotados de doentes até nos corredores, sem a mínima condição de oferecer um atendimento eficiente e humano.
Como cidade polo da região, Itapetinga foi excluída dos planos do governo da Bahia, por mera perseguição política, o que penaliza também os demais municípios, embora ligados ao governo petista.
Um Hospital Regional é necessário, como também a Policlínica que foi negada solenemente por Rui Costa, sob o falso argumento de que a população da cidade e de todo o Médio Sudoeste era insuficiente para abrigar tal equipamento. Em outras regiões, entretanto, tal condição não foi observada.
O problema da saúde pública na ‘Capital da Pecuária’ é meramente político eleitoral e evidencia a falta de respeito e desprezo do governo do estado pela nossa região, sem falar da inoperância e má vontade dos deputados governistas e seus aliados na região, que atuam abertamente contra Itapetinga e colocam o ‘dedo no suspiro’ em tudo que possa beneficiar a cidade.
Por conta disso, o caos se instalou, com a turma do PT e seus agregados tirando o corpo de banda. É importante lembrar que Itapetinga não conta com nenhum hospital público, o que é inaceitável.
Pobres de nós…
Por Davi Ferraz
- 1