O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado. Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta quinta-feira, 1, pelo IBGE.

Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a economia brasileira avançou 4%. O PIB acumula alta de 3,3% no período de 12 meses. O resultado, primeiro do governo Lula, veio acima do esperado pelo mercado. A projeção era de alta anual de 2,7% e de 1,2% em relação ao trimestre anterior.

Segundo o IBGE, o resultado foi puxado, principalmente, pelo crescimento de 21,6% da Agropecuária, maior alta para o setor desde o quarto trimestre de 1996. O setor tem peso de 8% na economia do país.

“Problemas climáticos impactaram negativamente a Agropecuária ano passado e esse ano estamos com previsão de safra recorde de soja, que representa aproximadamente 70% da lavoura no trimestre, com crescimento de mais de 24% de produção. A safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária”, analisa a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Compartilhe em suas redes sociais!