:: 5/jun/2023 . 17:07
REGIÃO | RODOVIÁRIOS DAS EMPRESAS ROTA E ÁGUIA BRANCA PARALISAM ATIVIDADES
Rodoviários das empresas Água Branca e Rota, que operam na cidade de Itabuna, na região sul da Bahia, paralisaram as atividades nesta segunda-feira (5). Eles pedem reajuste de 5% no ticket e no salário. Além de cláusulas socio-econômicas.
De acordo com o sindicato da categoria, todos os ônibus com saída programada nesta segunda estão parados. Apenas os veículos que já estavam no trânsito seguem em operação.
De acordo com o sindicato dos trabalhadores, a Rota e Águia Branca têm cerca de 650 colaboradores entre motoristas, cobradores e funcionários internos.
Ainda segundo o sindicato, foram apresentadas três contrapropostas, nenhuma aceita pelas empresas, e que por isso, a greve deve continuar até que uma nova proposta seja oferecida.
Já a Rota Transportes disse que lamenta os transtornos ocorridos por conta da paralisação e diz ter sido surpreendida. A empresa disse ainda que o sindicato estaria impedindo a operação de linhas e empresas que não pertencem à sua base sindical, indicando uma possível ilegalidade na paralisação.
A empresa diz ainda que a empresa adotará medidas judiciais para garantir o atendimento do serviço de transporte intermunicipal, nas cidades atingidas pela paralisação.
ITAPETINGA | COTADO PARA DISPUTAR PREFEITURA, EDUARDO HAGGE JÁ CIRCULA AO LADO DO PREFEITO RODRIGO EM EVENTOS
Um dos nomes fortes que vem sendo cogitado para disputar a sucessão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), em Itapetinga, é o do médico veterinário Eduargo Hagge, que ultimamente tem circulado em alguns eventos, sempre ao lado do prefeito, alimentando boatos de que ele irá aceitar a empreitada.
Na verdade, Eduardo Hagge ainda não tomou uma decisão de se apresentar como pré-candidato a prefeito, pelo MDB, mas nos meio políticos a sua candidatura já é dada como “fato consumado”.
PRÉ-CANDIDATOS
Na base do prefeito Rodrigo Hagge, algumas pré-candidaturas já foram lançadas e estão em andamento. Luciano Almeida, Gustavo David, Manu Brandão, Davi Ferraz, Darwin Renan, Reinan Gusmão, Fábio Viana, João de Deus e o secretário Orlando Ribeiro, além do vice-prefeito Renan Pereira, pré-candidato pelo União Brasil, partido da base.
Entretanto, há um consenso de poderá haver uma convergência para uma única candidatura, caso seja necessário. Apenas o vice-prefeito Renan Pereira, ainda não se posicionou a este respeito, mas a expectativa é de que ele não será empecilho nas negociações entre MDB e União Brasil, caso seu nome não seja o escolhido.
CANDIDATURAS EM CONSTRUÇÃO
Apesar de alguns nomes já estarem circulando e até pedindo apoio e votos, o período atual é de construção de candidaturas e não de fazer campanha eleitoral, o que pode levar a um desgaste prematuro. Faltando mais de um ano para as convenções partidárias, se dizer candidato e fazer campanha pode representar um verdadeiro ‘tiro no pé’ dos apressadinhos.
Lembrando que em política, o clima sempre pode mudar, conforme o rumo dos ventos…
Por Davi Ferraz
- 1