CASARÕES DO ‘PONTO CERTO’ DESAFIAM O TEMPO E CONTAM A HISTÓRIA DE ITAPETINGA
Por Davi Ferraz – Historiador
Edificados no século passado, provavelmente entre os anos de 1940 e 1960, casarões localizados no antigo ‘Ponto Certo’, em Itapetinga, continuam firmes e, alguns deles, ainda habitados, desafiando o tempo e testemunhando a nossa história.
De acordo com relatos históricos, a nomenclatura ‘Ponto Certo’ se refere a algum estabelecimento comercial existente nos primórdios da urbanização da cidade, às margens da antiga rodovia BR-415 (Itabuna – Vitória da Conquista), onde teriam sido erguidas as primeiras edificações do Distrito de Itatinga, ainda pertencente ao município de Itambé.
A partir do Ponto Certo, houve uma rápida ramificação de ruas, ainda no período distrital, com grande crescimento urbano após a emancipação, em dezembro de 1952.
Em síntese, o Ponto Certo, com seu comércio forte e casarões imponentes, foi a semente da urbanização e crescimento da cidade, cujo ápice ocorreu entre as décadas de 1950 e 1960.
Destacam-se, entre os casarões do Ponto Certo, as antigas residências do pecuarista Donaciano Macedo (Sinhozinho), pai de Marvione Macedo, Dr. Sílvio e irmãos, e da família Dias, figuras ilustres da nossa sociedade.
O Sudoeste Hoje registrou em fotos os velhos casarões, visando resgatar um pouco da rica e desconhecida história de Itapetinga.