:: 9/jun/2023 . 22:12
ITARANTIM | FELIPE FREIRE ASSUME MDB E TEM NOME COGITADO PARA SUCESSÃO MUNICIPAL DE 2024
Após ratificar seu segundo mandato de prefeito em Itapetinga, Rodrigo Hagge vê na expansão do MDB, a forma de dar novos contornos à política regional, alçar novos horizontes no futuro próximo. Para tanto, vem mantendo contato com lideranças consolidadas, assim como novas lideranças que emergem do anseio popular, que sentem em seus municípios o atraso diante do que os novos rumos administrativos oferecem.
Segundo Rodrigo Hagge, Itarantim é um dos municípios que ele tem muito apreço, isso porque, historicamente, é onde seu avô Michel Hagge sempre encontrou muito respaldo de votos e apoio moral.
Assim, após muitas conversas, disse que vai apoiar Felipe Freire (MDB), que é seu amigo particular e tem visão de futuro para Itarantim.
Por sua vez, Felipe Freire vem mantendo apoio de ex-prefeitos, pecuaristas, empresários e lideranças populares para formar um novo grupo político que vá realçar a disputa política pela prefeitura local em 2024.
Ao que parece, Felipe Freire, apesar de jovem, lidera o grupo político, mas sabe que construir uma candidatura dependerá de muito trabalho junto à população da união do seu grupo político.
Redação
URGENTE | ACIDENTE GRAVE ACABA DE ACONTECER ENTRE ITORORÓ E RIO DO MEIO
Um grave acidente entre uma caminhonete e um automóvel acaba de ocorrer nas BA-263, no trecho entre a cidade de Itororó e o distrito de Rio do Meio, no mesmo município.
Pelas imagens postadas nas redes sociais, a possibilidade de vítimas fatais é muito grande, mas ainda não foi relatado nenhum caso.
CASAL DE ITORORÓ
Em um dos veículos envolvidos no acidente, estava o casal de comerciantes de Itororó, Sérgio Murilo Santos e sua esposa Talia Pereira, que ficaram pesos às ferragens, com muitos ferimentos, aguardando regulação para atendimento em hospital especializado.
O atendimento foi feito pelos socorristas do SAMU-192.
Redação
POLÍTICA | BASE GOVERNISTA FRITA RUI COSTA, AFIRMA COLUNISTA
A base governista aumentou a fritura do ministro Rui Costa (Casa Civil) e até fomentam movimento pela troca do ministro após a desastrosa fala em que ele atacou Brasília e os brasilienses. Lula também pediu uma avaliação do presidente da Câmara, Arthur Lira, sobre a articulação na Casa. Ouviu queixas sobre a atuação da Casa Civil e até um alívio na barra de Alexandre Padilha (Relações Institucionais). Na Câmara e no Senado, a conclusão levada a Lula é que falta tinta na caneta de Padilha.
Na coluno do jornalista Claúdio Humberto, Rui Costa é apontado como “trava” nas nomeações e liberação das emendas parlamentares, o que minou a articulação política. A demora nas nomeações é atribuída a Rui Costa e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, que puxam toda a fixa e avaliam os indicados.
São atribuídos a Padilha os encontros desta semana de Lula com líderes do Senado, e até opositores, no Palácio do Planalto.
Também recai sobre o ministro das Relações Institucionais o peso do “bolo” que líderes da Câmara deram em Lula. Faltou tato.
O presidente Lula recorreu ao deputado Elmar Nascimento (BA) para tentar juntar os cacos da articulação política na Câmara. Aliado de primeira hora do presidente da Câmara, Arthur Lira, Elmar é líder do União Brasil, maior partido do blocão de 174 deputados, e tem sido principal voz na redistribuição dos ministérios do partido, como a troca de Daniela Carneiro, do Turismo, pelo deputado Celso Sabino (PA).
Elmar, não é bem-quisto por Rui Costa, ex-governador baiano. Recebeu até promessa para pasta da Integração. Foi queimado pelo PT da Bahia.
Contra Rui Costa ainda tem a fatura da votação atabalhoada do Marco do Saneamento, primeira grande derrota de Lula no Congresso.
Lula se reuniu com Elmar fora da agenda. Ouviu demandas para acalmar o União, um dos maiores “traidores” em votações vitais ao governo.
POLÍTICA | PSD TRABALHA COM NOME DE ANTÔNIO BRITO PARA DISPUTAR SUCESSÃO DE LYRA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA EM 2025
O PSD já está preparando o terreno para as eleições à presidência da Câmara dos Deputados em 2025, quando Arthur Lira, atual presidente, não poderá mais se reeleger. De acordo com informações do site Metrópoles, o líder do PSD, Antonio Brito, é visto como candidato natural a suceder Lira.
Conforme a publicação, o partido é mais próximo do governo Lula do que o PP de Lira, com três ministérios, e tem afinidade com as bancadas de esquerda, além de partidos de centro-direita, como PSDB, MDB e Cidadania.
A aposta é que, ao contrário da eleição deste ano, em que Lira foi praticamente candidato unânime, a próxima eleição será realmente disputada, com candidatos de vários partidos agregando apoio.
Integrantes do PSD esperam que haverá um enfraquecimento do grupo de Lira nos próximos meses, o que favoreceria Brito. Há dois motivos: o fim do orçamento secreto e as investigações da Polícia Federal (PF) que miram o entorno do presidente da Câmara. // Política Livre
CAATIBA OFICIALIZA DATA DOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO E DIVULGA GRADE DE SHOWS
A Prefeitura de Caatiba oficializou os dias de realização dos festejos juninos de 2023 e divulgou a grade de shows com as atrações que farão do São João do município um dos melhores da região.
Nas redes sociais, a prefeita Tânia Ribeiro comemorou: “A melhor época do ano chegou com aquele gostinho de expectativa de uma festa com muita diversão e forró. É São João, É Tradição, É forró do interior, É Caatiba no clima junino!
Convidamos todos para o São João 2023 em Caatiba! Aguardarmos por vocês!
A DESUMANA REGULAÇÃO E SUAS VÍTIMAS FATAIS
A morte prematura da jovem Hávila Alves, vítima provável de Meningite, em Itapetinga, nesta sexta-feira (9), colocou mais uma vez no ‘banco dos réus’, a cruel e desumana REGULAÇÃO, instrumento da Secretaria Estadual de Saúde, que escolhe quem deve ou quem não deve morrer, de forma quase aleatória, submetendo a vida de pacientes a uma verdadeira ‘roleta russa’.
Criada para organizar o fluxo de pacientes de todo o estado para os hospitais especializados, a regulação retarda os atendimentos de urgência e emergência, fazendo incontáveis vítimas Bahia afora, a partir de uma sala fechada na Sesab, cheia de computadores manipulados por operadores frios, feito atendentes de telemarketing, que pouco ou nada entendem de saúde.
GENOCÍDIO
Palavra largamente usada durante a recente pandemia do Covid-19, o termo GENOCÍDIO pode muito bem ser aplicado à regulação na Bahia, se considerarmos os seus funestos resultados, dia após dia, desde que foi criada, ceifando vidas de quem mais precisa e não tem planos de saúde, nem dinheiro para pagar tratamentos em unidades da rede particular.
Nas mãos dessa verdadeira ‘máquina da morte’, famílias apelam para tudo e para todos, choram, se humilham e veem as vidas dos seus entes queridos escaparem entre os seus dedos, num ritual que se repete todos os dias.
A DEMORA ACABA MATANDO
Mesmo quando alguns pacientes conseguem ser regulados (este é o termo), já é tarde demais e nada pode ser feito, senão aguardar a morte.
A regulação na Bahia é uma verdadeira “maquina do demônio” a serviço de governantes insensíveis, cruéis e incompetentes.
Por Davi Ferraz
- 1