:: 12/jun/2023 . 18:15
GOVERNO ADOTARÁ PONTO FACULTATIVO NO DIA 23 DE JUNHO, VÉSPERA DE SÃO JOÃO
O governo estadual decretará ponto facultativo na quinta-feira da próxima semana, dia 22, véspera da comemoração de São João. A notícia foi confirmada nesta tarde, pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante solenidade de formatura de novos soldados do Corpo de Bombeiros.
Na sexta-feira (23) é feriado, sendo seguido final de semana.
O governador explicou que como a máquina estadual não pode abrir mão de um dia de trabalho, nesta terça-feira (13) ou na quarta-feira (14) será publicado o decreto com o ponto facultativo e a forma de compensação da carga horária.
ITORORÓ | FUNDAÇÃO ‘TERRA MÃE’ ATRASA 3 MESES DE SALÁRIOS E MÉDICOS SUSPENDEM CIRURGIAS NO HOSPITAL MUNICIPAL
Com três meses de atraso nos salários dos seus colaboradores, principalmente médicos, a Fundação Hospitalar Terra Mãe, administradora do Hospital Municipal de Itororó, entrou em dificuldades e deve suspender, a partir desta segunda-feira (12), todas as cirurgias que vinham sendo realizadas, por decisão do corpo médico.
Com sede na cidade de Camacan, no sul da Bahia, a Fundação Terra Mãe vinha realizando cirurgias no hospital de Itororó, no sistema de mutirão, através de aliciamento explícito e ilegal de pacientes em toda a região, inclusive Itapetinga, com a participação de políticos ligados ao PT local e regional.
A irregularidade ensejou disputas com outras entidades médicas da região e do estado, desaguando em uma animosidade entre lideranças políticas a nível estadual, todas da base governista.
Agenciadores pagos, de Itapetinga e de outras cidades, formavam grupos de pacientes desesperados por uma cirurgia de outras cidades, em detrimento da população de Itororó, que continua desassistida, num ritual cruel e macabro, com recursos do SUS.
“Isto é uma vergonha”, como dizia o jornalista Boris Casoy…
Por Davi Ferraz
BAHIA | VEREADOR DO PT É SOLTO PELO TJ PARA COMPARECER À FESTA DE SANTO ANTÔNIO
Um vereador de Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru, conseguiu um habeas corpus e não precisará se recolher à casa dele à noite. O pedido foi feito pela defesa de Arlivan Carvalho Gonçalves (PT) que pediu mais tempo para contato com os moradores durante a festa de Santo Antônio, padroeiro da cidade.
A decisão é desta segunda-feira (12) e foi tomada pela desembargadora Nágila Maria Sales Brito, relatora do caso no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Gonçalves chegou a ser preso, junto com a esposa, em novembro de 2019 em uma operação [Captiosus] da Polícia Civil baiana. A ação visava a desarticulação de um esquema de venda de carteiras de habilitação [CNH] em Senhor do Bonfim e região. À época, Gonçalves estava no PDT. Ele também já integrou o PTB e o PRTB.
Onze pessoas tinham sido presas na ocasião. Após a prisão, a defesa do gestor pediu o relaxamento da prisão, o que fez Arlivan cumprir recolhimento domiciliar entre as 23h e 5h. Para conseguir a liberação ampliada, o gestor alegou a “necessidade” de ele participar dos festejos de Santo Antônio.
“Seria ‘indispensável o seu contato pessoal com os cidadãos municipais, notadamente nesta época de festividades juninas, pelo fato de ser Santo Antônio o PADROEIRO do município, onde o eleitorado comparece pessoalmente, impondo-se para qualquer político a necessidade do contato pessoal com os presentes para os fi ns inerentes a sua atividade parlamentar””, diz trecho do recurso.
- 1