CENSO DEFICIENTE DO IBGE MOSTRA QUEDA POPULACIONAL EM ITAPETINGA E CIDADES DA REGIÃO; SUDOESTE HOJE ALERTOU
Em outubro do ano passado (2022), o site Sudoeste Hoje trouxe uma matéria (RELEMBRE AQUI ) alertando para a deficiência do IBGE na realização do Censo Demográfico em Itapetinga, o que ensejou uma reunião entre o poder executivo municipal e representantes do órgão de estatística, para tratar do assunto.
Nas primeira prévia divulgada no final de dezembro, já que o recenceamento não havia sido concluído dentro do prazo, veio a primeira bomba, com uma queda absurda e inexplicável da população do município, que de 77 mil habitantes, passou para pouco mais de 65 mil, rebaixando os índices utilizados pelo Tesouro Nacional para repasses do FPM, principal fonte de renda do município. Houve perdas irreparáveis.
Diante dessa perda populacional injustificável, o município de Itapetinga, dentre outros, ingressou na Justiça Federal para preservar os antigos índices de repasses do FPM, conseguindo liminar, mas, mesmo assim, a decisão da justiça não foi acatada pelo governo federal.
Com a divulgação final dos resultados, realizada hoje pelo IBGE, não houve qualquer alteração em relação à prévia do final do ano passado, ficando o município de Itapetinga dom uma população de apenas 65.897 habitantes.
Coincidentemente, os demais municípios do Médio Sudoeste também tiveram perdas populacionais importantes. Veja tabela abaixo:
Tabela População Municípios Baianos – Censo 2022
Por Davi Ferraz