:: 29/jun/2023 . 20:20
REGIÃO | PRIMEIRA MORTE POR DENGUE É REGISTRADA EM VITÓRIA DA CONQUISTA
Um homem de 62 anos morreu após contrair dengue em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Esta é a primeira morte causada pela doença na cidade este ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Vitória da Conquista o homem morreu no dia 18 de maio com a suspeita de arbovirose.
No entanto, a divulgação aconteceu somente nesta quinta-feira (29), após análises feitas pela Câmara Técnica das Arboviroses da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Até quarta-feira (28), o município contabilizou 2.793 notificações suspeitas de arboviroses, das quais 1.772 foram de dengue, com 593 casos confirmados.
BAHIA PODE PERDER DE 2 A 3 DEPUTADOS FEDERAIS COM NOVO CENSO; ASSEMBLEIA E CÂMARAS PODEM SER AFETADAS
Com os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados nesta quarta-feira, 28, a Bahia deve perder três representantes na Câmara dos Deputados. Atualmente, o estado tem 39 deputados federais na Casa Baixa e o crescimento de 6,45% na população brasileira, impactará diretamente no número de parlamentares em Brasília não só na Bahia, mas na maioria das unidades da federação.
Para chegar à quantidade de cadeiras de cada estado na Câmara dos Deputados, é preciso usar como referência o Quociente Populacional Nacional (QPN), que, com os novos dados, passa de 371.843,66 para 395.833,35. O QPN é o resultado da divisão da população do país, que de acordo com o Censo divulgado nesta quarta é de 203.062.512 de habitantes, pela quantidade de vagas de deputados federais: 513.
IMPACTO NA ALBA
Com o novo QPN, a quantidade de cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) também deverá diminuir em duas vagas. Pelo cálculo, os estados que possuem mais de 12 deputados federais têm o direito de contar com 36 deputados estaduais, referentes às 12 primeiras cadeiras, além de um deputado estadual adicional para cada cadeira além dessas.
Nesse sentido, a partir do novo QPN com o Censo 2022, a Bahia com os 37 deputados federais, passará a ter 61 deputados estaduais frente aos 63 atuais.
CÂMARAS MUNICIPAIS
O aumento e redução populacional em alguns municípios, pode também afetar o número de cadeiras nas câmaras municipais para a próxima eleição, vez que o número de vereadores é determinado por esse critério, segundo tabela prevista em lei federal. Itapetinga mantém o número atual de 15 vereadores.
Hora de fazer cálculos…
Por Davi Ferraz
POLÍTICA ITAPETINGA | VISITA NA SURDINA DE JERÔNIMO A CIDA MOURA DIVIDE BASE DO PT E SEPULTA DEMAIS CANDIDATURAS DE OPOSIÇÃO
A visita na surdina do governador Jerônimo Rodrigues à pré-candidata a prefeita de Itapetinga, Cida Moura (PP), surpreendeu a sua base no município e causou estragos irreparáveis ao PT local e partidos aliados, num episódio de extrema falta de ética política e menosprezo à militância governista no município.
Dentre os preteridos, figuram a petista Sibele Nery, vereadora pretendente ao cargo de prefeita, Amaral Junior (PT), ex-candidato a prefeito nas eleições de 2020, Alécio Chaves (PSD), ex vice-prefeito em gestão petista, Geraldo Trindade (MDB), ligado ao vice-governador do estado, vereador Tiquinho (PDT) e o contabilista Alfredo Cabral, presidente local do PSD, ligado ao senador Otto Alencar, também pré-candidato a prefeito com a chancela do próprio senador. Partidários reagiram:
“Além de um total desrespeito a Federação Partidária (PT-PC do B e PV), atitudes egoístas e atabalhoadas como essas, afastam partidos tradicionalmente aliados, como é o caso do PSB, por exemplo. Rosemberg promoveu o efeito reverso do “submarino titan” e EXPLODIU a possível base de apoio e assim como aconteceu com o Titan, só restou os cacos e não teve sobreviventes. Ele que se enterre com os Mouras…” reclamou um dirigente de partido da base governista.
A desastrada visita, pelo que se sabe, foi articulada pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), que acabou botando fogo nas fogueiras em pleno período de festas juninas, antecipando apoio político do governo a uma candidatura extremamente contestada e indesejada pela sua própria base.
A antecipação de apoio política a esta altura do ‘campeonato’, é jogada de amador e promete gerar desdobramentos e ciumeiras, dividindo, ainda mais, uma base extremamente fragmentada e com problemas de relacionamento entre suas principais lideranças.
De camarote, o grupo político do prefeito Rodrigo Hagge só observa e agradece…
Por Davi Ferraz
- 1