:: 4/jul/2023 . 20:06
EDUCAÇÃO | PREFEITURA DE ITAPETINGA MANTÉM NEGOCIAÇÃO COM PROFESSORES
A prefeitura de Itapetinga tem buscado, através do diálogo com a classe, maneiras de garantir o direito dos professores. Ciente dos limites impostos pelo orçamento público, a administração municipal tem feito cálculos e estudado fórmulas para oferecer o piso, para aqueles que ainda estão abaixo desta linha, e manter um reajuste para os que já recebem acima do valor mínimo estipulado.
Em uma primeira mesa de negociação, a prefeitura propôs elevar ao piso o salário dos que recebem abaixo dele, além de um aumento de 4% linear para toda a classe. A APLB, no entanto, recusou a proposta.
O município, então, ampliou a proposta para 6% de aumento linear para o grupo docente que já recebe valor além do piso e, agora, aguarda um posicionamento da associação.
“A gente sabe que a valorização dos profissionais passa também pela valorização salarial além de todo apoio na estruturação escolar e formação continuada, setores que temos investido constantemente. Mas sabemos, também, das limitações do erário público. Não vamos desistir do diálogo aberto com a classe para buscarmos soluções possíveis de serem honradas pela administração municipal”, disse o secretário Fábio Viana.
FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA COMPLETA 10 ANOS DE SERVIÇOS PRESTADOS NO HOSPITAL CRISTO REDENTOR EM BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO DE ITAPETINGA E REGIÃO
No dia 7 de julho de 2023, a Fundação José Silveira completa 10 anos de prestação de serviços no Hospital Cristo Redentor em benefício da população de Itapetinga e região, com números expressivos e trajetória marcada por iniciativas pioneiras. Ao longo de uma década, foi implantada a primeira UTI no município, reformada a unidade hospitalar com modernização do sistema de gases, gerador, equipamentos de esterilização, desfibriladores, focos, arco cirúrgico, dentre diversas outras melhorias. Nesse período, foram realizados 941.555 atendimentos de urgência e emergência, 47.250 clínicos, 9.674 cirúrgicos, 8.527 obstétricos, 13.658 ortopédicos, além de 4.172 internamentos na UTI.
“Os esforços para garantir a continuidade do funcionamento da unidade são constantes, sendo necessário, mensalmente, aportar recursos próprios para custeio e melhorias. Os investimentos vão desde melhorias estruturais e ampliação dos serviços à capacitação da equipe multiprofissional”, afirma Carlos Dumet, superintendente institucional e financeiro da Instituição.
Entre as melhorias mais recentes estão a ampliação do serviço de cirurgia, a implementação de equipamento para cirurgia ortopédica credenciada ao SUS, programa de capacitação contínua das equipes, melhorias estruturais e disponibilização de novos equipamentos.
“Não tenho como reclamar do hospital porque é o socorro da gente. É onde a gente é acolhido, é bem tratado e bem recebido”. Esse é o sentimento de dona Luzinete, moradora de Itapetinga, paciente do hospital.
CENSO IBGE | MUNICÍPIOS DE PETROLINA (PE) E JUAZEIRO(BA) SOMAM 622.602 HABITANTES
Principais municípios do Vale do São Francisco e unidos pela ponte Presidente Dutra, Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, no Norte da Bahia, somam 622.602 habitantes, de acordo com os dados divulgados pelo Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2010, ano da última pesquisa, a população somada das duas cidades era de 492.203 pessoas.
A população do município pernambucano chegou a 386.786 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 31,58% e de mais 92.824 habitantes em relação ao censo realizado em 2010. Com o avanço, Petrolina passou a ter a terceira maior população do estado, superando Caruaru e Olinda.
Em Juazeiro, a população chegou a 235.816 pessoas, o que representa um aumento de 18,95% em comparação com o Censo de 2010, quando tinha 198.241 habitantes. A população é a quinta maior da Bahia.
Além das águas do rio São Francisco, os moradores de Petrolina e Juazeiro compartilham vários serviços. Na educação, por exemplo, as duas cidades contam com campus da Universidade do Vale do São Francisco.
As duas cidades também integram a Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA), criada em 2011 com o objetivo de reordenar os serviços e facilitar o acesso à assistência em saúde de média e alta complexidade para 53 municípios distribuídos pelos estados da Bahia e Pernambuco. Petrolina e Juazeiro são as principais cidades da Rede.
- 1