:: 2/ago/2023 . 22:10
ITAPETINGA | DAVI FERRAZ PROPÕE REALIZAÇÃO DE FESTIVAL GASTRONÔMICO REGIONAL
Nesta quarta-feira (2), o pré-candidato a prefeito Davi Ferraz encaminhou mensagem ao Secretário Municipal de Educação e Cultura, Fábio Viana, propondo a realização anual de um grande Festival de Gastronomia Regional, envolvendo participantes de Itapetinga e cidades do Sudoeste Baiano.
“A gastronomia é uma expressão cultural que encanta os sentidos e une as pessoas ao redor do mundo. Na Bahia, essa arte culinária ganha destaque em diversos festivais que celebram os sabores e tradições regionais”, destacou Davi.
De julho a outubro, cinco festivais gastronômicos prometem agitar o estado baiano: Festival Delícias de Jacobina, Festival Sabores de Eunápolis, Festival Gastronômico de Senhor do Bonfim, Festival Temperos de Cabrália e Festival Gastronômico e Cultural do Prado. A proposta é incluir Itapetinga neste circuito que vem ganhando corpo em toda a Bahia.
“Os eventos são oportunidades para os visitantes conhecerem e apreciarem pratos deliciosos, além de desfrutarem de uma programação cultural diversificada, revelando talentos e gerando oportunidades. A nossa proposta é entrar nessa jornada gastronômica, celebrando a culinária regional, a cultura e as tradições da nossa região e será incluída no nosso programa de governo”, concluiu Davi Ferraz.
Redação SH
PROJETO DE PEDRO TAVARES CONTRA CORTE DE ENERGIA ELÉTRICA PARA QUEM USA APARELHOS INDISPENSÁVEIS À VIDA É APROVADO NA COMISSÃO DE SAÚDE
A Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou hoje (01/08), o projeto de lei 19.462/2011, de autoria do deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), que proíbe a suspensão de fornecimento de energia elétrica para as pessoas que utilizam equipamentos indispensáveis à preservação da vida. Tavares ressaltou a necessidade de aprovação da proposta, diante da preocupação com os cidadãos que dependem do serviço essencial de energia elétrica para a sobrevivência. Vale ressaltar que muitos pacientes são submetidos a tratamento domiciliar, conhecidos como home care, ligados a aparelhos elétricos que fornecem oxigênio, e monitoram questões vitais à saúde e a continuidade da vida. A concessionária de energia que atua no estado ficará impedida de cortar a energia nessas residências. O projeto de lei ainda precisa passar pelo plenário da Casa. Na retomada dos trabalhos legislativos nesta terça-feira, os deputados discutiram alguns projetos de lei apresentados no Parlamento.
“É preciso garantir esse direito a quem necessita de aparelhos para viver. Hoje foi dado um grande passo para que esse importante projeto seja aprovado e se torne lei em nosso estado. Queremos sensibilizar a todos sobre esse projeto, que traz uma questão essencial à vida de muitos baianos. O projeto visa proibir a suspensão do fornecimento de energia para os consumidores que precisam de equipamentos para a sua saúde e sobrevivência, dentro de suas casas, ou seja, pacientes que têm doenças crônicas e que necessitam de aparelhos, que não podem ser desligados em hipótese alguma. Contamos com a compreensão dos pares desta Casa para que seja também aprovado na Comissão de Saúde e em plenário”, afirmou.
No projeto, as concessionárias que atuam no estado não poderão mais interromper o serviço para os pacientes, portadores de patologia, cujo tratamento clínico requeira a utilização contínua de equipamentos movidos a energia elétrica.
Tavares argumenta que o Poder Judiciário tem concedido liminares favoráveis para alguns casos e que a lei facilitaria muito para as famílias e até hospitais que passem por dificuldades financeiras momentâneas.
SELEÇÃO DO BRASIL EMPATA COM A JAMAICA E É ELIMINADA DA COPA FEMININA NA PRIMEIRA FASE
O Brasil foi eliminado na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. Na manhã desta quarta-feira (2), a seleção brasileira ficou no empate sem gols com a Jamaica, no estádio Retangular de Melbourne, pela terceira rodada do Grupo F.
Com a igualdade, a seleção feminina encerrou sua participação no Mundial de 2023 ocupando a terceira colocação do Grupo G com quatro pontos, um a menos do que a Jamaica, que avançou para as oitavas de final na segunda posição.
A liderança da chave ficou com a França, que somou sete, ao vencer o Panamá por 5 a 2, em Sidney. Zeradas, as panamenhas foram as últimas colocadas.
Em três jogos disputados, o Brasil goleou o Panamá na estreia por 4 a 0, perdeu da França por 2 a 1 e ficou no 0 a 0 com a Jamaica.
- 1