:: 21/jan/2024 . 17:18
IMPRENSA DA CAPITAL REPERCUTE MATÉRIA DO SUDOESTE HOJE SOBRE CONFLITO ENTRE FAZENDEIROS E INDÍGENAS
A cobertura do Sudoeste Hoje no conflito entre índios e fazendeiros, no município de Itapetinga, teve grande repercussão em todo o estado, através da grande imprensa da Bahia, a exemplo do site Bahia Notícias, um dos maiores portais de notícias do Brasil. Confira matéria:
Fazendeiros da região de Itapetinga realizaram neste domingo (21) uma grande mobilização para desocupar uma fazenda localizada às margens do Rio Prado, próximo a ponte que divide os municípios de Itapetinga de Potiragúa, que teria sido invadida por indígenas desde o último sábado (20).
De acordo com o site Sudoeste Hoje, a mobilização deste domingo foi organizada pelo movimento ‘Invasão Zero’, de pecuaristas da região. A ação, que contou com auxílio da Polícia Militar, impediu o avanço das ocupações em outras propriedades da região.
Segundo a publicação, entre as terras que se tornaram alvos de invasão estavam terras do ex-deputado federal Geddel Vieira Lima.
O site Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, informa que os fazendeiros chegaram ao local e foram recebidos com tiros pelos indígenas. Durante a ação, houve troca de tiros e três pessoas ligadas aos invasores foram feridas.
Os indígenas feridos foram encaminhados para o hospital de Potiraguá, cidade mais próxima à fazenda onde ocorreu o conflito.
URGENTE! TIROTEIO ENTRE ÍNDIOS E FAZENDEIROS DEIXA MULHER MORTA E FERIDOS EM FAZENDA INVADIDA NO MUNICÍPIO DE ITAPETINGA
A invasão de uma fazendo na região do Rio Pardo, em Itapetinga, gerou um enorme conflito entre alguns pecuaristas que se deslocaram para a propriedade invadida e os supostos indígenas da tribo Pataxó.
Segundo relados e imagens que circulam na internet, houve um tiroteio, com pessoas feridas à bala. A PM está no local e já teria realizado prisões e apreensão de armas de porte ilegal.
Veículos dos invasores, segundo relatos e imagens, foram incendiados e o conflito ainda continua nesta tarde.
MULHER É BALEADA E MORRE NO HOSPITAL
Uma mulher identificada como indígena da tribo Pataxó foi ferida à bala e acabou falecendo no Hospital Maternidade de Potiraguá.
Um homem foi ferido como uma flecha disparada pelos índios, mas sem maior gravidade.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA | MOBILIZAÇÃO DE FAZENDEIROS INTERROMPE INVASÃO DE TERRAS POR SUPOSTOS ‘INDÍGENEAS’ NO MUNICÍPIO
Na manhã deste domingo (21), fazendeiros de toda a região de Itapetinga realizaram uma grande mobilização para desocupar uma fazenda localizada às margens do Rio Pardo, nas proximidades da ponte que divide os municípios de Itapetinga e Potiraguá, invadida por supostos ‘indígenas’, desde o último sábado (20).
Quando a noticia da invasão da primeira propriedade foi divulgadas nas redes sociais, o movimento ‘Invasão Zero’, organizado por pecuaristas da região, mobilizou um enorme grupo de fazendeiros e foram até o local da invasão, no intuito de impedir a ocupação de novas fazendas, que já estavam nos planos dos invasores, incluindo as terras do ex-ministro Geddel Vieira Lima, que já foram ocupadas em movimentos anteriores.
A mobilização impediu o avanço das ocupações nas outras propriedades, com o auxílio da Polícia Militar que também se encontra no local.
De acordo com estudo e posicionamento do INCRA, em data anterior, as terras reivindicadas pelos ‘índios’ na região, nunca fizeram parte de reservas indígenas. Confiram fotos:
- 1