janeiro 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
Acesse o Sudoeste Hoje via Mobile em qualquer lugar!
leitores online


:: 22/jan/2024 . 17:00

PETISTA FRANCINE MARTINS DEIXA ASSESSORIA DE ROSEMBERG E APOIA GRUPO DE RODRIGO HAGGE

Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito Rodrigo Hagge (MDB) recebeu o importante apoio da petista Francine Martins, assessora do deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia.

Filada ao PT, Francine era peça importante na base do deputado Rosemberg, tendo obtido votação expressiva como candidata a vereadora na legenda do deputado, nas últimas eleições municipais.

De acordo com informação oficial, Francine vai ocupar posição de destaque no gabinete do prefeito Rodrigo Hagge.

Outros petistas de destaque, que não concordam com a atuação política do líder do governador no município, já estão de malas prontas para desembarcar no grupo do prefeito Rodrigo Hagge, que dá show de habilidade política e abomina qualquer tipo de perseguição.

A saída de Francine foi um duro golpe para as pretensões do deputado em Itapetinga e região, dificultando a união do seu grupo em torno de uma candidatura viável para concorrer à prefeitura do município, em outubro deste ano.

Por Davi Ferraz

MATERNIDADE DO HOSPITAL CRISTO REDENTOR REALIZA MAIS DE 340 PARTOS NO ÚLTIMO SEMESTRE

A equipe multidisciplinar que atua na obstetrícia do Hospital Cristo Redentor, unidade de saúde que oferece assistência em benefício da população de Itapetinga e de outros 13 municípios da região, iniciou o ano especialmente motivada pelas realizações de 2023.

Nos últimos 6 meses foram mais de 340 nascimentos assistidos pelos profissionais que, imbuídos do propósito de realizar a melhor assistência, receberam um reconhecimento especial como reflexo da sua entrega:

“Agradeço a assistência de excelência prestada à minha irmã Cristiane Rocha de Amorim. Vocês cuidaram muito bem dela no pré e pós-operatório. Meus agradecimentos aos médicos Roberval, Marcelo Gomes, Erick e Roberto Lessa, aos enfermeiros Leandro Amaral, Bruna Schettine e Ramona Cordeiro. E à toda a equipe do centro cirúrgico. O meu sentimento é de alegria e gratidão. Alegria por receber na família mais um integrante. Gratidão por tudo que vocês fizeram por Cristiane e a filha dela”, contou Efigênia.

O relato emocionado da familiar é mais um combustível diante do compromisso vivenciado diariamente:

“Nosso hospital dispõe de uma equipe de anestesiologia com escala completa, prestando serviços todos os dias da semana, 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados. Realizamos atendimentos ambulatoriais, cirurgias eletivas, urgências e emergências”, declarou Hérick Pereira Dias, coordenador do serviço de anestesiologia da unidade.

ITAPETINGA | POLÍCIA MILITAR EMITE BOLETIM DE OCORRÊNCIA SOBRE CONFLITO ENTRE ÍNDIOS E FAZENDEIROS

Neste domingo, a 8ª CIPM, sediada em Itapetinga, divulgou boletin sobre a atuação da Polícia Militar no conflito ocorrido entre fazendeiros e índios da etnia Pataxó, durante a invasão de uma fazenda no município. Confira:

PMBA – CPRS
8ªCIPM – ITAPETINGA

➡️ Tipo: Invasão de propriedade rural por indígenas/confronto de invasores com pecuaristas

➡️ Descrição: Na madrugada de sábado (20/01), por volta das 04h30, cerca de 17 indígenas invadiram a Fazenda Inhuma, situada na zona rural de Itapetinga e próximo ao município de Potiraguá. Os invasores fizeram dois vaqueiros de reféns, que liberaram no decorrer da manhã. Segundo um dos vaqueiros que foi feito de refém, alguns indígenas estavam com o rosto coberto e eles estavam armados com rifles, revólveres, pistolas e espingardas calibre .12. No decorrer do dia foi montada uma Operação da PM para acompanhar a situação, com cerca de 6 viaturas, duas delas da CIPE Sudoeste e as outras da 8ªCIPM. Um indígena foi preso pela PM na manhã do sábado quando se dirigia para uma das fazendas. Ele estava com uma arma artesanal, que foi apreendida, e as demais pessoas que o acompanhavam fugiram ao ver a abordagem.
As guarnições da PM mantiveram contato com os indígenas na fazenda invadida e p restante do dia e na madrugada decorreu tudo na normalidade.
Na manhã do domingo (21/01), os pecuaristas da região, se reuniram na ponte do Rio Pardo para discutir a situação da fazenda invadida. Na reunião, os mesmos decidiram tentar retomar a posse da propriedade rural.
Diante disso, guarnições da Policia Militar fizeram um ponto de bloqueio em frente a fazenda invadida para evitar um conflito, quando foram surpreendidos por mais de 200 pessoas que se aproximaram e se identicaram como fazendeiros da região. Momento em que houve um disparo de arma de fogo por parte dos indigenas e, a partir disso, generalizou um confronto entre indígenas e fazendeiros, com disparos de arma, pedras e flechadas.
Três pessoas ficaram feridas, sendo duas delas por parte dos indígenas, e um fazendeiro também se feriu. Um dos indígenas, uma mulher, foi ferida com um tiro e uma guarnição da PM prestou imediato socorro. Ao chegar no hospital de Potiraguá ela ainda estava com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O outro indígena ferido com um tiro no abdômen, o Cacique Nailton, está com a situação estável até então. O fazendeiro foi ferido por uma flechada no braço direito e também está estável.
Durante o confronto, os indígenas fugiram para o matagal e a PM conduziu duas pessoas por parte dos Pecuaristas, sendo um deles o autor do disparo que vitimou a indígena. As guarnições também apreenderam quatro armas.

➡️ PESSOAS CONDUZIDAS:
✅️ José Eugênio Fernandes Amorim, CPF 037.259.925-76
✅️ Antônio Carlos Santana Silva, CPF 136.272.015-15

➡️ VÍTIMAS:
✅️ Maria de Fátima Muniz (óbito)
✅️ Nailton Muniz Pataxó
✅️ Ivan de Almeida Santos Lírio, CPF 129.546.085-87

➡️ MATERIAL APREENDIDO:
✅️ Duas pistolas;
✅️ Dois Revólveres.

➡️ FONTE: ASCOM/8ªCIPM

EMBARCAÇÃO NAUFRAGA E DEIXA 5 PESSOAS MORTAS E DESAPARECIDOS EM MADRE DE DEUS

Cinco pessoas morreram e outras estão desaparecidas após um barco virar na noite de domingo (21), na cidade de Madre de Deus.

A embarcação fazia o trajeto da Ilha Maria Guarda para o município, que fica em uma região turística que registra alto movimento neste período do ano. O naufrágio aconteceu por volta das 22h, quando os passageiros voltavam de uma festa.

Testemunhas afirmaram que a embarcação, que tem capacidade para 24 pessoas, estava lotada. Ainda não se sabe a quantidade total de pessoas presentes.

Ainda segundo testemunhas, uma possível discussão entre os passageiros teria gerado uma confusão. Os passageiros teriam corrido para um dos lados da embarcação, que virou.

Segundo informações da Marinha do Brasil, as vítimas que morreram são quatro adultos e uma criança.

Outras seis pessoas foram levadas para o Hospital Municipal de Madre Deus. Duas já tiveram alta, três foram levadas para Salvador e uma aguarda transferência para uma unidade de saúde também na capital.

Participam das buscas uma embarcação da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental – (COPPA) da Polícia Militar, uma aeronave do Grupamento Aéreo (Graer) e outras embarcações civis.

A Marinha informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) pela CPBA, para apurar as causas e circunstâncias do acidente.

Concluído o procedimento, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo.


  • 15 de outubro de 2024 | 08:00


  • 10 de outubro de 2024 | 17:32


  • 1 de outubro de 2024 | 10:51


  • 10 de abril de 2024 | 22:24


  • 31 de janeiro de 2024 | 22:20


  • 22 de novembro de 2022 | 22:03


  • 8 de novembro de 2022 | 22:44


  • 8 de novembro de 2022 | 22:31


  • 8 de novembro de 2022 | 22:23


  • 8 de novembro de 2022 | 22:11

  • RSSArquivo de Quentinhas & Boas »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

Cópia não pertimitida!