:: 2/abr/2024 . 19:44
BN/SÉCULOS | ZÉ RONALDO LIDERA EM FEIRA DE SANTANA E DISPUTA DEVE IR AO 2º TURNO
A disputa pelo cargo à prefeitura no segundo maior colégio eleitoral da Bahia, o município de Feira de Santana, será protagonizada pelo ex-prefeito de Feira de Santana por quatro mandatos, José Ronaldo (União), e o deputado federal, Zé Neto (PT). É o que aponta o levantamento contratado pelo Bahia Notícias junto a empresa Séculus Análise e Pesquisa.
CAMAÇARI SUPERA MARCA DE 200 MIL ELEITORES E PODE TER ELEIÇÕES EM 2 TURNOS
Quarta cidade em população no estado, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), pode ter segundo turno. A situação ocorre devido ao município alcançar a marca de 200 mil eleitores aptos no mês de março passado. A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que apontou a existência de 201,2 mil votantes.
Prevista na Constituição de 1988, a possibilidade de segundo turno ocorre nas cidades com mais de 200 mil eleitores. O procedimento vale para eleições majoritárias, no caso prefeitos, como também para governadores e presidentes.
No raio-X da eleição camaçariense, 54% são de eleitoras e 46% de eleitores, em um recorte de gênero. As faixa etárias mais presentes são a que vai de 45 a 59 anos [51,9 mil eleitores], seguida da de 35 a 44 anos [50,8 mil] e da de 25 a 34 anos [41,2 mil]. No último Censo do IBGE [2022], o município chegou a 300,3 mil habitantes.
VOOS DE SALVADOR PARA CONQUISTA E MAIS 4 CIDADES VOLTAM A SER SUSPENSOS
A Voepass Linhas Aéreas [antiga Passaredo] suspendeu, por tempo indeterminado, as linhas de voos para seis cidades baianas, cinco delas no interior baiano. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (1°).
Assim, ficam suspensos voos que partiam de Salvador para Lençóis, na Chapada Diamantina; Teixeira de Freitas, no Extremo Sul; Paulo Afonso, no Norte; Barreiras, no Extremo Oeste; e Vitória da Conquista e Guanambi, no Sudoeste.
Conforme o G1, a empresa disse, em nota, que a suspensão se deve à uma reestruturação da malha aérea. Apenas a rota que liga Barreiras a Brasília foi mantida.
No final do ano passado, a Voeppass encerrou a linha Salvador-Feira de Santana, alegando também mudanças na malha. A medida ocorreu apenas quatro meses do início da operação.
ITAPETINGA | APOIO DE ALÉCIO AO PREFEITO RODRIGO HAGGE REPERCUTE EM TODA BAHIA
A filiação do ex vice-prefeito Alécio Chaves ao PSB, articulada pelo prefeito Rodrigo Hagge junto à deputada estadual Lídice da Mata, teve grande repercussão no meio político Bahia e foi destaque nos principais jornais e site do estado, como o Política Livre que cravou a seguinte manchete: Confira aqui
“EX-ALIADO DE ROSEMBERG SE FILIA AO PSB E VAI APOIAR O GRUPO DE RODRIGO HAGGE.
O prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge (MDB), conseguiu articular o apoio de um ex-aliado do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) no município. Trata-se do ex-vice-prefeito da cidade Alécio Chaves, que se filiou nesta terça-feira (2) ao PSB e confirmou que vai marchar com o grupo de Hagge em Itapetinga. Chaves coordenou a campanha do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na região do Médio Sudoeste na eleição de 2022.
O ato de filiação contou com a presença, além de Hagge e Chaves, do secretário municipal da Educação, Geraldo Trindade, da deputada federal Lídice da Mata, presidente estadual do PSB, e da presidente municipal do partido, Keila Reis. O encontro ocorreu na sede do partido, em Salvador. O grupo de Rodrigo tem como pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano o médico veterinário Eduardo Hagge.
Alécio Chaves foi eleito vice-prefeito da cidade em 2012, quando era filiado ao PT, e disputou a prefeitura em 2016 pelo PSD, ficando na terceira posição. Ele disse que a filiação ao PSB não é apenas uma escolha política, mas também uma manifestação de compromisso contínuo com o progresso de Itapetinga.
“Filiar-me ao PSB é mais do que simplesmente aderir a um partido político; é continuar com uma visão de sociedade baseada na justiça social, na igualdade de oportunidades e na solidariedade. É acreditar que podemos construir pontes, não apenas entre as ruas e bairros, mas entre pessoas, ideais e ideias. É entender que a política é, antes de tudo, um instrumento de transformação e de construção de um futuro melhor para todos”, afirmou.
O prefeito Rodrigo Hagge celebrou o apoio de Alécio Chaves ao seu grupo. “Alécio é um grande quadro político de Itapetinga que chega para somar ao nosso grupo. Queremos manter Itapetinga no caminho certo, do desenvolvimento e do progresso, e Alécio vai contribuir muito com esse projeto”, ressaltou.
Na cidade, o grupo de Rosemberg Pinto lançou a pré-candidatura do presidente da Câmara, João de Deus, que se filiou ao PT e é apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). João de Deus integrava o grupo do prefeito e apoiou o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) para o governo do estado em 2022.”
ITAPETINGA | DISPENSADO POR CIDA MOURA, ROSEMBERG ATACA RODRIGO POR TER CHAMADO JOÃO DE DEUS DE ‘TRAIRA’
Depois de ter sido solenemente ‘dispensado’ pela pré-candidata governista Cida Moura (PSD), em Itapetinga, o deputado estadual Rosemberg Pinto, lider do governo, anda nervoso e tenta reconstruir o combalido e sucateado PT local, com as sobras de outros partidos, pegando o que acha pelo caminho.
Um exemplo disto foi a filiação do enfraquecido vereador João de Deus, político ‘sem musculatura eleitoral’ e com pretensões acima do seu peso político, no MDB, que acabou sendo taxado de “traíra” pelo prefeito Rodrigo Hagge e toda a sua base aliada, ao migrar para o PT.
Em razão disto, o deputado governista Rosemberg usou a tribuna da ALBA (confira aqui) para desferir ataques gratuitos contra o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), que vem levando enorme vantagem na disputa local, com uma base unida e candidatura forte.
“Rosemberg está inconsolável com a postura de Cida Moura e seu genro Lucas Costa, que não aceitaram se filiarem ao PT, partido considerado ‘tira votos’ em Itapetinga. Como não pode atacar a pré-candidata do governo, ataca o prefeito Rodrigo”, disse uma forte liderança política local, ligada ao governo do estado.
De acordo com fontes ligadas à pecuarista Cida Moura, as recentes agressões de Rosemberg contra os fazendeiros da região pegaram mal no meio do agro e pesaram na sua recusa de filiação ao Partido dos Trabalhadores, preferindo o PSD do senador Otto Alencar, onde Rosemberg não tem qualquer influência, nem pode dar palpites.
Considerado uma espécie de ‘presente de grego’, o vereador João de Deus pouco acrescentou ao desarticulado PT, que não consegue, sequer, compor uma chapa completa para a disputa à câmara municipal, por falta de pretendentes. Tem mais gente saindo do PT, do que entrando..
Em qualquer hipótese, o debate político é sempre salutar, mas ataques gratuitos só demonstram fragilidade e insegurança. Lider da bancada governista na Assembleia Legislativa, o deputado Rosemberg bem que poderia usar o seu tempo na tribuna com temas mais relevantes, ao invés de picuinhas.
Por Davi Ferraz
- 1