:: 17/abr/2024 . 11:07
TRABALHADORES PASSAM PERRENGUE PARA CANCELAR CONTRIBUIÇÃO SINDICAL BRASIL AFORA
Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou, no ano passado, como constitucional a cobrança da chamada contribuição assistencial — que na prática substitui o extinto imposto sindical — dos trabalhadores, sejam eles filiados ou não, há registros de perrengues aos quais aqueles que não desejam ter o valor descontado do salário têm que passar, em várias partes do país.
Ocorre que, além de julgar como constitucional a cobrança, o STF inverteu a lógica estabelecida no texto da reforma trabalhista, aprovada em 2017. É o que explica o advogado trabalhista Pedro Maciel.
“Antes da reforma trabalhista, o imposto sindical era obrigatório. A partir da reforma, a contribuição passou a ser voluntária. Com a decisão do Supremo, os empregados que não quiserem [pagar] têm que dizer isso expressamente”, diz.
No jargão popular, hoje prevalece o “quem cala, consente”. Até meados do ano passado, era o contrário. Só pagava quem manifestava esse desejo. //Fonte: Brasil 61
REGIÃO | COOPARDO PARTICIPA COM STAND E PALESTRAS NA AGROFEST EM MAIQUINIQUE
Foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril, na fazenda Estrela Dalva, no município de Maiquinique, a 2ª feira agropecuária da região, a AgroFest. O evento contou com a participação de agricultores, pecuaristas, expositores, indústria, comércio e autoridades políticas.
Durante o evento, a COOPARDO teve participação ativa, através de stand montado na feira, com exposição dos seus produtos, palestras e recepção de associados, autoridades e convidados.
Na programação da festa regional, teve concurso leiteiro, palestras, pega do garrote para a vaqueirama, prova de marcha dos equinos e comércio de gado.
Também participaram vários parceiros, em destaque para Banco Nordeste, Banco do Brasil , Toyota, Honda, ProAgro, Laticinio Oriente, dentre outros.
Coopardo parabeniza o pecuarista e associado Charles Coelho e equipe, pela organização do evento, como também os cooperados que estiveram presentes em uma das maiores feiras da agropecuária regional, na sua 2ª edição.
Ao comentar sobre o evento, o presidente da Coopardo, Alex Coelho, destacou que “em momentos difíceis é de suma importância a união e coragem para vencermos os desafios. E nossa Cooperativa tem este foco”, finalizou.
Redação SH
- 1