:: 27/jun/2024 . 21:29
VÍDEO | TCM NEGA RECURSO E MANDA O VEREADOR VALDEIR CHAGAS PAGAR MULTA DE 3 MIL E DEVOLVER 18 MIL AOS COFRES PÚBLICOS
Em julgamento na sessão plenária desta quinta-feira, o Tribunal de Contas negou provimento ao recurso do ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Valdeir Chagas (PSD), no processo que lhe imputou multa e ressarcimento ao erário público, de quantias utilizadas de forma irregular, durante sua gestão na presidência da Casa Legislativa.
Segundo a relatora do processo, Conselheira Aline Peixoto (esposa de Rui Costa), o vereador Valdeir apresentou o recurso fora do prazo, o que levou a TCM a negar o seu conhecimento, julgando-o improcedente.
O TCM, por unanimidade, manteve a condenação do vereador, determinando o pagamento da multa de R$ 3.000 reais e ressarcimento de mais de R$ 18 mil reais à municipalidade, além de juros e correção monetárias em contribuições previdenciárias não efetuadas pela câmara, no período.
Não cabe mais nenhum recurso da decisão do TCM.
Por Davi Ferraz
PEDRO TAVARES PROPÕE INCLUSÃO DO MÉTODO ABA PARA PESSOAS COM ESPECTRO AUTISTA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO
O deputado Pedro Tavares (União Brasil) apresentou um projeto de lei que prevê a inclusão do método ABA (Análise Aplicada do Comportamento) para o tratamento de pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública estadual de saúde nos casos em que houver recomendação médica. Demonstrando preocupação com a assistência às crianças e jovens com autismo na Bahia, o deputado é autor de outros projetos voltados à causa.
Na proposta, Tavares explicou que o método ABA é uma técnica específica utilizada por diversos profissionais de saúde, durante os seus atendimentos com a finalidade de observar e explicar a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem.
O deputado lembrou que uma em cada 59 crianças tem algum tipo de transtorno relacionado ao autismo, conforme apontou o Centro de Controle de doenças dos Estados Unidos. “O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos. O transtorno afeta a comunicação, a capacidade de aprendizado e a adaptação da criança. Os estudos acerca do transtorno do espectro do autismo são recentes. Diante disso, muitas famílias não possuem a informação e o preparo de como tratar seu filho”, citou.
O parlamentar ressaltou a importância do acompanhamento adequado desde o diagnóstico do transtorno. “A falta da devida assistência pode ocasionar um quadro irreversível no futuro, a partir de um isolamento total da pessoa em meio à sociedade. As terapias comportamentais, conhecidas como ABA, do inglês applied behavior analysis, configuram-se como o único tipo de tratamento que tem eficácia científica, ou seja, uma comprovação de mudança positiva”, afirmou.
Estudos mostram que cerca de 80% dos casos de TEA submetidos a intervenções baseadas em ABA apresentam boa ou excelente evolução. “Isso quer dizer que essas pessoas suprem significativamente seus déficits e reduzem comportamento-problema a ponto de funcionarem nos diferentes âmbitos sociais com pouca ou até nenhuma ajuda”, enfatizou. //Ascom deputado estadual Pedro Tavares
BRASILEIRÃO | BAHIA BATE O VASCO E COLA NO FLAMENGO NA LIDERANÇA DA SÉRIE A
Melhor mandante do Brasileirão, com 100% de aproveitamento, o Bahia superou mais um adversário na Arena Fonte Nova. Na noite desta quarta-feira, 26, a vítima foi o Vasco, pela 12ª rodada, que saiu derrotado por 2 a 1. Thaciano e Estupiñán marcaram para o Tricolor, enquanto Paulo Henrique diminuiu para o cruzmaltino.
O triunfo recolocou o Bahia na vice-liderança do Brasileirão com 24 pontos, mesma pontuação do líder Flamengo, que está na frente por ter dois gols a mais de saldo.
Na próxima rodada, o Esquadrão vai encarar o São Paulo no Morumbi, em jogo da 13ª rodada. Duelo está marcado para as 16h de domingo, 30.
- 1