Cinco candidatos vão disputar a Prefeitura de Itabuna, cidade no sul da Bahia. Os nomes foram confirmados pelos partidos e coligações em convenções realizadas até a última segunda-feira (5). Após essa etapa, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar as chapas na Justiça Eleitoral.

O primeiro candidato confirmado foi Chico França, do PL. Ele vai disputar a eleição em chapa com Rosilda da Silva Santana, a “Pastora Rosa”, como postulante a vice. O partido não formou coligações com outras legendas e lançou, sozinho, 22 candidatos a vereador.

O atual prefeito Augusto Castro (PSD) busca a reeleição em chapa com o ex-secretário de Promoção Social da cidade, Júnior Brandão (PV), como candidato a vice. Os dois lideram a coligação que reúne 13 partidos: PSD, PV, Agir, Avante, Cidadania, PCdoB, Podemos, Progressistas, PRTB, PSB, PSDB e Republicanos. As legendas lançaram o total de 242 candidatos a vereador.

O deputado estadual Fabrício Pancadinha entrou na disputa pela prefeitura da cidade como candidato do Solidariedade. Ele tem o Diego Pitanga (MDB) como postulante a vice na chapa composta por outros cinco partidos: Mobiliza, PRD, DC, União Brasil e MDB. Juntas, as legendas lançaram 130 candidatos a vereador.

Cleonice Monteiro (PSOL) é o nome da Federação PSOL-Rede na disputa eleitoral. Ela tem como postulante a vice a mestra de capoeira Vanessa Midlej (PSOL). Os dois partidos lançaram 21 candidatos na luta por votos para ocupar cadeiras na Câmara Municipal.

O candidado do PDT é Dr. Isaac Nery, suplente de deputado federal. Ele tenta se eleger em chapa com o policial rodoviário federal Carlos Eduardo Pereira, mais conhecido como Kaká da PRF, como candidato a vice. Sem alianças na cidade, o partido lançou 22 candidatos a vereador.

O primeiro turno das eleições de 2024 acontecerá em 6 de outubro. Nas cidades em que a disputa avançar para o segundo turno, a votação será no dia 27 do mesmo mês. Na Bahia, essa segunda etapa só pode acontecer em quatro municípios, onde o número de eleitores supera os 200 mil: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, pela primeira vez, Camaçari.

Em Itabuna, as eleições são decididas em um único turno. //G1

Compartilhe em suas redes sociais!