:: set/2024
SUPERCAMINHADA CONFIRMA FAVORITISMO DE EDUARDO HAGGE NA SUCESSÃO EM ITAPETINGA
Uma caminhada/comício que aconteceu na noite deste domingo, percorrendo os maiores bairros de Itapetinga, determinou o favoritismo do candidato a prefeito Eduardo Hagge (MDB), na corrida pela sucessão municipal em Itapetinga, maior centro urbano do Médio Sudoeste Baiano.
Em toda a sua campanha, a dupla Eduardo e Alécio vem crescendo passo a passo, percorrendo bairros em corpo a corpo, quase que diariamente, com propostas equilibradas e sugestivas, capazes de conquistar o eleitorado.
No palanque montado no Parque Poliesportivo da Lagoa, figuras importantes da política baiana se fizeram presentes ao lado de Eduardo, Rodrigo e Alécio, a exemplo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que na última eleição para governador, obteve 66% dos votos em Itapetinga.
Por Davi Ferraz
URGENTE! JUSTIÇA PROÍBE EVENTOS ELEITORAIS BARULHENTOS NA PRAÇA DAIRY VALLEY
Atendendo a uma representação do Ministério Público, a juíza da 140ª Zona Eleitoral de Itapetinga proibiu a realização de eventos políticos na Praça Dairy Valley, em Itapetinga, programados para este sábado (28) e domingo (29), que estavam programados pelas coligações que apoiam os candidatos a prefeito, Cida Moura (PSD) e Eduardo Hagge (MDB).
CAMINHADA DE CIDA MOURA EM CURSO
Com a caminhada em curso, saindo da Nova Itapetinga em direção à Praça Dairy Valley, Cida Moura recebeu a decisão em cima da hora e terá que mudar o local de encerramento do seu evento, provavelmente para a ‘pracinha de Nair”, no Primavera.
PALANQUES ARMADOS NA PRAÇA
Com palanque armado na praça, o candidato Eduardo Hagge também transferiu a encerramento da sua caminhada prevista para amanhã (domingo 29) para o Parque da Lagoa, transferindo o palanque para o outro local, em cumprimento da decisão judicial.
A decisão que pegou os candidatos de surpresa, foi adotada com base na legislação eleitoral que proíbe eventos barulhentos a menos de 200 metros de hospitais. O Hospital Maternidade Virgínia Hagge fica a menos de 100 metros da praça, daí a proibição dos eventos barulhentos previsto para o local. Confira trecho da decisão:
Por Davi Ferraz
CRIANÇA MORRE ELETROCUTADA ENQUANTO BRINCAVA EM ÁREA RURAL DE JUAZEIRO
Uma menina de cinco anos, identificada como Emily Yasmin da Silva Santos, morreu eletrocutada na terça-feira (24) enquanto brincava ao redor da casa onde vivia, no distrito de Salitre, zona rural de Juazeiro, no norte da Bahia. O corpo da criança foi encontrado pelo irmão de sete anos e sepultado na quinta-feira (26).
Momentos antes da tragédia, Emily foi vista brincando próximo ao cercado de arame da residência. A família suspeitou de choque elétrico ao notar uma mancha de queimadura no pé da criança. Mesmo com tentativas de reanimação, ela já estava sem vida quando foi encontrada.
A Polícia Civil da Bahia está investigando o caso e confirmou que a menina foi vítima de uma descarga elétrica. Emily estudava na Escola Municipal João Neves de Almeida, que decretou luto após o ocorrido.
Segundo uma professora da criança, que também é vizinha da família, uma equipe da Neoenergia Coelba estava realizando serviços na rede elétrica da comunidade no momento do incidente. Em nota, a concessionária informou que uma vistoria foi feita no local e um fio solto foi encontrado na residência. Além disso, foi identificada uma ligação clandestina de energia, conhecida como “gato”, que conduziu eletricidade até a cerca onde a criança brincava.
Outra equipe da Neoenergia foi acionada para desfazer essa e outras ligações clandestinas detectadas na comunidade.
BAHIA | MÉDICO QUE MATOU COLEGA E ESCONDEU CADÁVER EM RIO É CONDENADO A 17 ANOS DE DETENÇÃO
O médico acusado de matar um colega e ocultar o corpo com uma âncora em uma área de mata no Rio Jacuípe foi condenado a 17 anos, 10 meses e 15 dias de reclusão. Geraldo Freitas de Carvalho Júnior recebeu a sentença em júri popular em Feira de Santana.
Segundo o Acorda Cidade, o veredito saiu na madrugada desta sexta (27). Geraldo foi preso acusado na morte de Andrade Santana Lopes. O crime ocorreu em maio de 2021 após o acusado se recusar a pagar uma caminhonete adquirida em nome de Andrade, uma vez que Geraldo tinha restrições com o Serasa.
O acusado aguardava o julgamento preso. Inicialmente, ele foi levado para o Conjunto Penal de Feira de Santana. Depois, encaminhado para o presídio de Jequié, no Sudoeste. Andrade Lopes era natural do Acre e morava em Araci, na região sisaleira, onde foi sepultado à época sob forte comoção. A vítima trabalhava também em Feira de Santana onde era colega de Geraldo.
ILHÉUS URGENTE! POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADOS CONTRA PREFEITO MARÃO E CANDIDATO ALIADO
Uma operação da Polícia Federal (PF) deflagrada na manhã desta quinta-feira (26) cumpre mandados de busca e apreensão contra o prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (PSD) e o aliado e candidato Bento Lima (PSD). Os dois são alvos da Operação Barganha, que investiga supostos crimes de corrupção, desvio de recursos, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
Segundo a PF, via G1, as investigações tem como base a delação premiada de um alvo de uma operação anterior, que investigou o desvio de dinheiro federal destinado ao enfrentamento da Covid-19. Na delação, homologada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) com participação do Ministério Público Federal (MPF), o colaborador disse que Mário Alexandre negociou o recebimento de propina em um contrato de serviços de coleta de lixo fechado de forma irregular pela prefeitura de Ilhéus.
O então procurador Jefferson Santos deu o parecer favorável à contratação, apesar de indícios de irregularidades. Pelo acordo, o prefeito ficaria com metade do lucro obtido pela empresa contratada.
A negociação, segundo o colaborador, foi feita em reuniões realizadas na casa do prefeito com representantes da empresa. Ainda segundo o colaborador, Bento Lima, que era secretário de Gestão à época, resistia à contratação porque recebia propina da empresa que já prestava serviços para a prefeitura de Ilhéus.
Além de Ilhéus, a operação Barganha cumpre mandados em Itabuna, na mesma região; Vitória da Conquista, no Sudoeste, Salvador e Lauro de Freitas. A PF informou ainda que encontrou na casa de um dos empresários investigados uma quantia superior a R$ 700 mil em espécie.
O prefeito Mário Alexandre e o candidato Bento Lima ainda não se pronunciaram sobre as ações da PF. //BN
PREFEITURA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA AVALIAR EXECUÇÃO DE METAS FISCAIS DO 2º QUADRIMESTRE
Na manhã desta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Finanças de Itapetinga realizou AUDIÊNCIA PÚBLICA para avaliar a execução das metas fiscais do município, relativas ao 2º quadrimestre de 2024.
A audiência aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal, com a participação de representantes de entidades, corpo técnico e população, de acordo com Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do Município.
O secretário municipal de finanças, Carlito Ferraz, manifestou a sua satisfação em ter alcançado as metas fiscais previstas para o quadrimestre, apresentando o Relatório de Execução Orçamentária e o Relatório de Gestão Fiscal, que foram aprovados por unanimidade dos presentes.
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA | COOPARDO RECEBE DOAÇÃO DE UM TRATOR ATRAVÉS DE EMENDA PARLAMENTAR
Através de Emenda Parlamentar, a Cooperativa Mista do Médio Rio Pardo Ltda – COOPARDO, recebeu a doação de um trator agrícola com grade aradora, oriunda do Ministério da Agricultura.
A entrega do equipamento foi realizada, nesta quinta-feira (26), no pátio da cooperativa.
Nas redes sociais e através da sua assessoria de imprensa, o presidente da Coopardo, Alex Coelho, comemorou a doção e agradeceu ao deputado Otto Filho, lembrando que o equipamento será colocado à disposição dos cooperados de toda a região, para realização de serviços em suas propriedades. //Ascom Coopardo
URGENTE! MINISTRO TÓFFOLI DO STF TRANCA AÇÕES PENAIS MOVIDAS CONTRA O PREFEITO RODRIGO HAGGE
Por Davi Ferraz
Em decisão monocrática tomada nesta terça-feira (24), o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, determinou o trancamento das ações penais em curso no Tribunal de Justiça da Bahia, contra o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge.
A decisão do Ministro Dias Toffoli, em pedido de Habeas Corpus requerido pela defesa do prefeito Rodrigo Hagge, não só tranca a ação, como também refuta as provas apresentadas, pela sua insustentabilidade.
Na decisão, o Ministro Toffoli destacou: “A ausência de indícios da presença do dolo especifico do delito, com o reconhecimento de atipicidade da conduta dos agentes denunciados, já foi reconhecida pela Suprema Corte (Inq. nº 2.646/RN, Tribunal Pleno, Relator o Ministro Ayres Britto, DJe de 7/5/10). 5. Denuncia rejeitada. Ação penal julgada improcedente.(Inq 2616, Relator(a): DIAS TOFFOLI, Tribunal Pleno, julgado em 29-05-2014, DJe-29-08-2014) Ante o exposto, nos termos do art. 21, § 1º, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, conforme a fundamentação expendida, concedo a ordem de habeas corpus para trancar a ação penal nº 8036324- 66.2022.805.0000 formalizada no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, relativamente ao paciente, sem prejuízo de eventual reapresentação de denuncia corretamente articulada e estribada em novas provas (CPP, art. 18), das quais se possa aferir, ainda que em caráter perfunctório, o necessário dolo especifico por parte do ora paciente. Publique-se. Brasilia, 24 de setembro de 2024.”
Íntegra Decisão STF
VIA BAHIA CONFIRMA RESCISÃO DE COCESSÃO DAS BRs 116 E 324 APÓS ACORDO COM GOVERNO
A ViaBahia anunciou que irá rescindir o contrato de concessão das BR 116 e 324 após chegar em um acordo com o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Tribunal de Contas da União (TCU). A medida foi publicada nesta segunda-feira (23) por meio de Fato Relevante enviado aos investidores da companhia.
No documento, a ViaBahia afirma que a rescisão ocorre em consenso com o governo federal. Além disso, a empresa disse que ainda aguarda pela homologação do distrato pelo TCU.
“A solução consensual continua em processo final de redação e deverá passar pelas últimas instâncias de deliberação aplicáveis, bem como as respectivas governanças da Companhia e das demais entidades envolvidas, para que possa ser submetida à homologação final pelo Plenário do TCU”, disse a ViaBahia.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou a rescisão da concessão durante agenda no interior da Bahia durante o final de semana.
JUSTIÇA DE PERNAMBUCO REVOGA PRISÃO PREVENTIVA DO CANTOR GUSTAVO LIMA
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) revogou, na tarde desta terça-feira (24), a prisão preventiva de Gusttavo Lima e a apreensão do passaporte e do certificado de registro de arma de fogo do cantor. Ele é um dos alvos da Operação Integration, que apura suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo casas de apostas online (as “bets”), assim como a influenciadora Deolane Bezerra, que recebeu habeas corpus e saiu da cadeia.
A decisão foi do desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, que é o relator do caso (veja vídeo abaixo). A ordem de prisão tinha sido determinada pela juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Recife, na segunda-feira (23).
Na decisão em que revogou a prisão, à qual o g1 teve acesso, o magistrado afirmou que as justificativas dadas para a ordem de prisão constituem “meras ilações impróprias e considerações genéricas”.
CONQUISTA | MPF ENTRA COM RECURSO CONTRA DECISÃO DO TRE QUE CONSIDEROU SHEILA LEMOS INELEGÍVEL
O Procurador Regional Eleitoral do Ministério Público Federal na Bahia, Samir Cabus Nachef Júnior, deu entrada com recurso contestando a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que considerou a prefeita Sheila Lemos inelegível. O TRE deu provimento, por 4 votos a 3, ao recurso impetrado pelo advogado e candidato a prefeito Marcos Adriano, contra decisão do juiz João Lemos Rodrigues, da 40ª Zona Eleitoral, que já havia julgado que Sheila poderia ser candidata a prefeita.
No recurso ao TSE, o procurador do Ministério Público Federal (MPF), diz que, como Sheila Lemos “foi devidamente eleita e diplomada antes da doença que acometeu o prefeito reeleito, e antes da substituição feita por sua mãe no período posterior à diplomação, não há como se pontuar máculas hábeis a atrair inelegibilidade”.
De acordo com o MPF, a substituição feita pela mãe da prefeita, Irma Lemos, após a diplomação dos eleitos, não contamina o mandato pelo qual ela foi eleita, “pois foi um ato que ocorreu após o ‘encerramento definitivo’ da eleição: a diplomação. Se ocorreu após a diplomação, isso quer dizer que, até aquele momento, nenhum parente de ANA SHEILA LEMOS ANDRADE havia assumido o cargo de chefe do Executivo local. Se nenhum parente exerceu tal cargo até a sua diplomação, a substituição de sua mãe em dezembro de 2020 é ato estranho ao Direito Eleitoral e que não se comunica com o primeiro mandato de sua filha”.
Com as considerações acima, a Procuradoria Regional Eleitoral do Ministério Público Federal deu entrada em recurso especial no TSE “no sentido de reformar a decisão o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e, consequentemente, deferir o registro de candidatura de Sheila Lemos, “uma vez que se encontra elegível para concorrer ao cargo de prefeita nas eleições de 2024”. // Blog do Giorlando Lima.
SINEBAHIA/SAC | CONFIRA VAGAS DE EMPREGOS PARA ITAPETINGA NESTA TERÇA (24)
VAGAS DE ITAPETINGA PARA DIA 24/09/2024
CHEFE DE COZINHA
Ensino Médio completo
Experiência mínima de 06 meses liderando equipe de cozinha
Liderança de produção
Ter disponibilidade de horário
Residir em ITAPETINGA
01 VAGA
JARDINEIRO
Residir em ITAPETINGA
Ter disponibilidade de horário
Ensino Fundamental incompleto
Ter Disponibilidade de Horário
Salário: R$ 1.484.89 + VT
01 VAGA
INTERPRETE DE LIBRAS
Residir em Itapetinga
Ter disponibilidade de Horário
Ensino médio Completo ou Superior Completo
Possuir curso de formação na área
01 VAGA
FUGA DE CIDA MOURA DO DEBATE DA CDL/OAB SEM AVISO, VIRA CHACOTA E EXPÕE FALTA DE RESPEITO COM INSTITUIÇÕES
Após de cancelar duas entrevistas em emissoras de rádio de Itapetinga, no último final de semana, sob o pretexto de “estar cuidando do ex-marido”, a candidata a prefeita Cida Moura (PSD) anunciou viagem para Brasília nesta segunda-feira (23), para se “reunir com a cúpula do governo federal, a fim de trazer coisas boas para o município”, segundo publicação em blog ligado à sua candidatura.
A notícia da viagem de última hora de Cida Moura soou como uma fuga ao debate marcado para esta terça-feira (24), já que a candidata tem demonstrado total despreparo em entrevistas ao vivo, o que acabou virando chacota e gerando ‘memes’ nas redes sociais, depreciando a sua imagem diante do eleitorado.
Outro fator importante a ser considerado, é o afastamento da candidata na reta final da campanha eleitoral, em um período determinante para a conquista da vitória ou uma uma derrota daquelas.
Sem legitimidade para tratar de assuntos ligados ao município, já que não exerce nenhum mandato ou cargo público, e considerando que toda a cúpula do governo federal está em Nova York acompanhando o presidente Lula no Congresso Mundial da ONU, a viagem da candidata Cida Moura está sendo encarada como um gesto de covardia, até pelos seus mais importantes apoiadores.
Em contato com a CDL, promotora do debate, o Sudoeste Hoje foi informado que o debate está mantido e que a candidata Cida Moura não cancelou a sua participação. De acordo com a CDL, o debate vai acontecer com ou sem a participação da candidata.
Vamos então aguardar as “coisas boas” que ela vai trazer da capital federal…
Por Davi Ferraz
ITAPETINGA | POVÃO FOI ÀS RUAS PARA VER A CARREATA DO TIOZÃO PASSAR
Apesar do enorme número de carros e motos que desfilaram ontem pelas ruas de Itapetinga, na carreata do candidato Eduardo Hagge, o que marcou mesmo foi a presença da população nas esquinas de todos os bairros da cidade, vestindo amarelo, portando bandeiras e aplaudindo seus candidatos, numa receptividade jamais vistas nas últimas campanha eleitorais no município.
A quantidade de veículos impressionou, confirmando que a campanha de Eduardo Hagge chegou ao ápice, o que deve ser determinante no resultado das urnas, em 6 de outubro.
De acordo com a organização do evento, cerca de 700 motos foram cadastradas e a quantidade de carros chegou a cerca de 1.200, recorde no município. Veja fotos:
ATRASOS SALARIAIS NA GESTÃO DE ZÉ CARLOS IMPACTAM CANDIDATURA DE CIDA MOURA
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela candidata a prefeita Cida Moura (PSD) na sua campanha pela prefeitura, em Itapetinga, é o extenso histórico de atrasos salariais dos servidores municipais, durante os dois mandatos do seu ex-marido Zé Carlos Moura, entre 2009 e 2016, que ainda refletem negativamente e aumentam a sua rejeição junto ao funcionalismo.
Casos absurdos de atrasos salariais de até sete meses, continuam sendo relatados com indignação por atuais e ex-servidores, que não deixam de atribuir responsabilidade à ex-primeira-dama, pela sua participação com uma espécie de ‘primeira ministra’, cobrindo de forma atabalhoada e ineficaz a constante e prolongada ausência do seu ex- marido, no Paço Municipal.
Neste contexto, os servidores municipais ‘pagaram o pato’, sendo obrigados a buscar na Justiça do Trabalho, via sindicato, os salários e direitos trabalhistas que lhes eram devidos, muitas vezes sem sucesso, já que a contratação de pessoal ficou a cargo de empresas terceirizadas ligadas a pessoas da própria administração, que aplicaram calotes na cidade inteira e desapareceram sem dar sinal. Confiram matéria de 2016:
ITAPETINGA: PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL ENTRAM EM GREVE A PARTIR DE 4 DE MAIO
Por Davi Ferraz