:: 21/fev/2025 . 17:59
PATRIMÔNIO DA BAHIA | FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA DETÉM OS MELHORES INDICADORES NO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE NO PAÍS
Nesta sexta-feira (21/02), o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), unidade que deu origem à Fundação José Silveira (FJS), comemora 88 anos de uma trajetória marcada pela dedicação no combate à tuberculose. Criado pelo Professor José Silveira, um visionário que uniu conhecimento científico e compromisso social, o IBIT se destaca nacionalmente por sua eficiência no tratamento da doença.
Os resultados mostram uma taxa de sucesso terapêutico de 87,2% e apenas 3,7% de abandono do tratamento. Estes índices superam as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que considera como aceitáveis uma taxa de cura de 85% e um abandono de até 5%.
Inovação e avanços no combate à tuberculose
A pesquisa contínua, como a realizada pelo IBIT, é fundamental para desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e tratamento, promovendo a redução da mortalidade. Tais recursos também contribuem para alcançar, no futuro, a erradicação da doença. “É com imensa alegria que comemoramos os 88 anos do IBIT, quase um século de luta contra a tuberculose, quase um século do imenso legado deixado por José Silveira e sua esposa, Ivone Silveira”, celebrou Dr. Geraldo Leite, presidente da FJS.
EDUARDO HAGGE SUPERA DIFICULDADES INICIAIS E GOVERNO COMEÇA A DESLANCHAR
Depois de superar as dificuldades naturais de início de mandato, a gestão do prefeito Eduardo Hagge, em Itapetinga, começa a deslanchar, o que vem agradando a população do município.
De acordo com o novo gestor municipal, janeiro e fevereiro serviram para “tomar pé” da situação financeira da prefeitura e montagem da equipe de governo, sem, entretanto, descuidar da cidade, mantendo em pleno funcionamento todos os serviços essenciais prestados pelo governo municipal.
“Os primeiros dias foram de muita apreensão e incertezas, mas aos poucos acertamos os passos e tomamos as rédeas da administração, com alguns avanços importantes na área de infraestrutura, saúde e educação, através da implantação de uma nova filosofia de governo”, destacou Eduardo ao Sudoeste Hoje.
“Neste período, reunimos diversas vezes com nossa equipe de governo e com setores da sociedade organizada, para ouvir sugestões e até reclamações, o que tem contribuído para o planejamento de futuras ações e modificações que deverão ser implantadas no município, a partir deste ano”, continuou Eduardo.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Ciente de que os recursos municipais são insuficientes para atender todas as demandas do município, Eduardo determinou à sua equipe de planejamento a criação de uma agência especializada para captação de recursos federais e estaduais, via emendas parlamentares e programas governamentais.
“Existem diversos programas em órgãos do governo federal e estadual, voltados para atender algumas necessidades dos municípios, que muitas vezes ignoramos e passamos batidos. Precisamos prospectar para detectar esses programas e buscar parcerias para o nosso município. O nosso projeto é buscar esses recursos, através dessa nova agência que iremos criar”, finalizou Eduardo.
Sério, competente e determinado, Eduardo Hagge conta com todo o apoio da população para promover as modificações necessárias ao aperfeiçoamento da máquina administrativa e realizar uma excelente gestão.
Por Davi Ferraz
- 1