A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta terça-feira (2), aponta que a desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue em alta, atingindo 56% em março. O levantamento indica uma tendência de crescimento na insatisfação popular desde julho de 2024.

Em comparação com a rodada anterior da pesquisa, realizada em janeiro, houve um aumento de sete pontos percentuais na desaprovação ao governo. Atualmente, a parcela dos que desaprovam supera a dos que aprovam em 15 pontos percentuais:

Desaprova: 56% (era 49% em janeiro);

Aprova: 41% (era 47% em janeiro);

Não sabe: 3%.

Além disso, a avaliação negativa do governo também cresceu, registrando a quinta alta consecutiva desde julho do ano passado, quando o índice era de 30%. O percentual atual é o mais alto desde o início do levantamento, em fevereiro de 2023. 

Avaliação do governo

Negativo: 41% (era 37% em janeiro);

Regular: 29% (era 28%);

Positivo: 27% (era 31%);

Não sabe: 3% (era 4%).

A pesquisa entrevistou presencialmente 2.004 brasileiros entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Aprovação no Nordeste cai 7 pontos

Pela primeira vez, a aprovação ao governo no Nordeste, região historicamente favorável a Lula, empatou tecnicamente com a desaprovação. O índice de aprovação caiu de 59% para 52%, enquanto a desaprovação subiu para 46%. A margem de erro para este recorte é de quatro pontos percentuais. Em todas as outras regiões do país, a desaprovação supera a aprovação:

Nordeste: 52% de aprovação; 46% de desaprovação;

Sudeste: 37% de aprovação; 60% de desaprovação;

Sul: 34% de aprovação; 64% de desaprovação;

Centro-Oeste/Norte: 44% de aprovação; 52% de desaprovação.

Compartilhe em suas redes sociais!