:: 6/abr/2025 . 18:56
ANISTIA | EM INGLÊS, BOLSONARO CRITICA STF E DIZ QUE PIPOQUEIRO E SORVETEIRO FORAM PRESOS POR TENTATIVA DE GOLPE
Durante discurso neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF) e citou, em inglês, a condenação de dois homens acusados de envolvimento nos atos de 8 de Janeiro. “Popcorn and ice cream sellers sentenced for coup attempt in Brazil”, declarou, referindo-se ao pipoqueiro Carlos Eifler, de 54 anos, e ao sorveteiro Otoniel da Cruz, de 45 anos.
A fala aconteceu durante o ato pró-anistia aos presos pelos ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 2023. Bolsonaro afirmou que o julgamento é “inacreditável” e disse não dominar o inglês por uma “falha na formação”, justificando a leitura da frase como uma mensagem ao mundo.
O Supremo Tribunal Federal já formou maioria para condenar Otoniel, Carlos e outros quatro réus por envolvimento nos atos antidemocráticos. Votaram a favor da condenação os ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Flávio Dino, Dias Toffoli, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Apenas André Mendonça votou pela absolvição.
RUY BARBOSA | CANDIDATO DE OTTO PERDE ELEIÇÃO SUPLEMENTAR EM SUA TERRA NATAL; ESPOSA DO PREFEITO CASSADO VENCE
A eleição suplementar para a Prefeitura de Ruy Barbosa, município localizado a 320 km de Salvador, teve como resultado a vitória de Eridan de Bonifácio (MDB), que obteve 51,57% dos votos válidos, derrotando o médico Dr. George (PSD), que obteve 48,43%.
O pleito foi realizado após a inelegibilidade do ex-prefeito Bonifácio (MDB), esposo de Eridan, que havia sido o mais votado na eleição regular, mas teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
A curiosidade ficou por conta da eleição suplementar acontecer na terra natal do senador Otto Alencar e da derrota do seu candidato para a esposa do ex-prefeito cassado pelo TREem ação impetrada pelo grupo do senador, que já dava a vitória do seu candidato, segundo pesquisas, como certa.
Quase certa…
- 1