APÓS INTOXICAÇÃO ALIMENTAR, 11 MIL ALUNOS FICAM SEM AULA EM JACOBINA
Cerca de 11 mil alunos ficaram sem aula em Jacobina, após centenas de profissionais da educação passarem mal por conta de um intoxicação alimentar. Ao todo 110 professores da rede municipal precisaram se afastar por conta da situação.
A Prefeitura de Jacobina deve anunciar até o fim da semana uma nova data para o retorno das aulas, que começariam na segunda-feira. A gestão municipal informou que haverá reposição dos dias perdidos, mas ainda não divulgou o novo calendário.
Não há informações sobre quantos professores ainda estão hospitalizados por conta da situação. Além deles, cerca de 300 pessoas, que atuam na área da educação em Jacobina, também foram intoxicados.
O caso ocorreu durante a Jornada Pedagógica 2023, realizada pela prefeitura, na última terça-feira (31). As vítimas tiveram sintomas como diarreia e vômito.
O restaurante que serviu o almoço para o evento foi interditado pela Vigilância Sanitária. As secretarias de Educação e Saúde orientaram os profissionais da rede municipal de ensino que participaram da Jornada Pedagógica e apresentaram sintomas gastrointestinais a procurar o Posto de Saúde da Família (PSF), no bairro da Matriz, a partir desta segunda (6), onde há uma equipe de médicos e enfermeiros destinada a atender esses casos.
As amostras da comida servida no evento foram enviadas para análise no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) após a prefeitura acionar a Vigilância Sanitária, mas ainda não determinaram a causa da intoxicação.