GOVERNO FEDERAL OFICIALIZA CONCURSO UNIFICADO PARA 6.590 VAGAS; ‘ENEM DOS CONCURSOS’
O governo federal publicou, nesta sexta-feira (29), o decreto que institui o concurso público unificado. O documento traz as novas regras para a seleção de servidores públicos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, de forma conjunta. Serão abertas 6.590 vagas em mais de vinte órgãos.
O modelo de concurso unificado, desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), prevê a realização simultânea das provas em todos os estados e no Distrito Federal.
O objetivo, segundo o decreto, é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos, por meio da padronização de procedimentos na aplicação das provas. A iniciativa também visa aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, “de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.”
A adesão ao Concurso Público Nacional Unificado será feita mediante assinatura de termo entre o órgão ou a entidade interessada e o MGI. Os custos com o certame serão rateados entre os órgãos que aderirem à proposta.