Janeiro chegou e, junto com ele, vem aí um emaranhado de contas extras para quem tem carro, casa própria e filho na escola. É IPTU, IPVA, matrícula do colégio e material didático. Um quarteto que promete pesar no bolso já neste início de ano. E se você não se programou ao longo de 2011 para esses gastos, não perca tempo. Especialistas garantem que ainda é possível se organizar para não começar 2012 no vermelho.

Aqueles que não assumiram novas dívidas e guardaram o dinheiro extra do 13º terão uma certa vantagem, garante o consultor financeiro, Lucas Leal. Mas ele lembra que essa poupança para quitar os débitos deve ser usada com cautela. “Primeiro, é bacana organizar todos os gastos do início do ano. O ideal é fazer uma lista com os débitos do IPVA, IPTU, matrícula, entre outros e depois dividir a receita corretamente”, explica.

Na hora de pagar as contas, não existe uma regra do que quitar primeiro, comenta o também consultor financeiro, Ricardo Cintra. Nesse caso, diz ele, é válido o bom- senso.

“Descontos para quem paga antecipado, por exemplo, é sempre bom. Mas se você não tem dinheiro disponível para quitar um débito inteiro, não vale a pena deixar de lado uma outra conta para fazer o sacrifício. Esse tipo julgamento precisa ser feito”.

De acordo com Cintra, agir precipitadamente pode ser uma armadilha. “Ter dinheiro na mão dá uma sensação de poder e a pessoa acredita que pode comprar tudo ou pagar tudo. Não é bem assim. É preciso ter bom-senso”.

Mas e o parcelamento, será que compensa nesses casos? Cintra acredita que sim. “Eu costumo dizer que o parcelamento por si só não é o problema. Se você pode parcelar e a prestação cabe no seu orçamento, ótimo”.

No caso do material escolar, por exemplo, Cintra dá outra dica. “Os pais podem se reunir em grupos e fazer compras coletivas. Ao invés de comprar um livro, compra logo dez. Com isso, é possível ter bons descontos”, ensina.

Planejamento
E se você não quer passar por esse mesmo sufoco em 2013, agora é a hora de começar a se planejar. Leal ensina que o apontamento dos gastos é o melhor caminho. Assim, com o controle do que entra e sai, você pode separar uma quantia desde já para não passar aperto.

Cintra concorda. Ele diz que as pessoas precisam agir como empresas, nesse aspecto. “Se a empresa passa o ano se programando para seus gastos, as pessoas também devem fazer isso. Esse é o raciocínio a ser usado”, diz.

Segundo ele, fazer uma estimativa com base nos valores dos anos anteriores ajuda a controlar o orçamento. “São gastos que não são surpresas. Então aconselho a pessoa a calculá-los com base nos outros anos e dividir o total pelos 12 meses. É difícil, mas, pelo menos, quando chegar a época a pessoa terá a vantagem de pagar o valor integral ou ainda contar com um troco”.

IPTU: desconto de 10% ou de 5%
Em Salvador, a correção do IPTU 2012 será de 7,12% – e o imposto é o primeiro a pesar no bolso dos moradores da cidade. Até o dia 5 de fevereiro, a prefeitura oferece 10% de desconto para quem pagar o valor integral. Já quem deixar para pagar até 5 de março terá apenas 5% de abatimento na cota única do IPTU. Quem decidir parcelar o imposto também precisa pagar a primeira cota em fevereiro. O IPTU pode ser parcelado em 11 prestações, com início em fevereiro e parcela mínima de R$ 26,91.

A prefeitura de Salvador passou a dar as duas opções de pagamento com desconto porque muitos contribuintes queriam pagar de uma só vez, mas tinham dificuldade de fazer isso em fevereiro quando acumulam-se dívidas do Natal e despesas com material escolar.

No ano passado, quase 50% dos contribuintes que pagaram IPTU fizeram o pagamento em cota única para garantir o desconto. Especialistas em finanças afirmam que aqueles que têm o valor em caixa – ou na popupança – devem aproveitar o desconto. Só não vale contrair dívida com bancos para pagar a cota única, já que o parcelamento do imposto não tem juros e o empréstimo bancário sim.

Serão distribuídos 585 mil carnês a partir deste mês, mas a Secretaria da Fazenda de Salvador ainda não tem previsão de quanto será arrecadado. A prefeitura fará uma campanha, para explicar o que fazer no caso do carnê não chegar. Os contribuintes podem acessar o boleto através do site na internet (sefaz.salvador.ba.gov.br).

IPVA com desconto até 29/2
Os contribuintes baianos podem aproveitar  o desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 29 de fevereiro de 2012. Existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Para isso, é só quitar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

As primeiras cotas das placas de final 1 e 2 têm vencimento em março; 3 e 4, em abril; 5 e 6 em maio; 7 e 8 em junho; e 9 e 0 em julho. Os proprietários de veículos têm ainda a opção de parcelar o imposto em três vezes. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter também o direito ao parcelamento em três vezes. A frota total da Bahia é de mais de 2,7 milhões de veículos, sendo que 1,6 milhão pertencem à frota tributável – veículos que pagam o IPVA.

CORREIO

Compartilhe em suas redes sociais!