Há algum tempo, denúncias sobre adulteração da gasolina em alguns postos de Itapetinga vêm circulando de boca em boca, algumas delas dando conta de um abuso na quantidade de etanol, no intuito de lesar os consumidores, já que o álcool é bem mais barato.

Atualmente, o percentual de etanol na gasolina autorizado pelo governo é de 27,5%, mas alguns postos aumentam esse percentual para até 50%, como vem sendo constatado em testes realizados em oficinas, via computador.

A fraude passa imperceptível na maioria das vezes, já que os automóveis brasileiros são ‘flex’, mas em alguns deles falhas de funcionamento são constatados, causando problemas no desempenho dos motores e aumento do consumo. 

“Levei meu carro carro a uma oficina de confiança, pois ele estava falhando e consumindo muito, onde foi constatado, via computador, um percentual de 46% de álcool na gasolina. Isso é um roubo e precisa ser levado ao conhecimento das autoridades”, reclamou um motorista da cidade, que não quis dizer em qual posto abastece seu veículo, relatando, apenas que “fica no centro”.

As denúncias foram encaminhadas ao IBAMETRO, órgão responsável pela fiscalização da qualidade dos combustíveis na Bahia. Caso haja irregularidade, denúncias podem ser encaminhadas à Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888.

Por Davi Ferraz

Compartilhe em suas redes sociais!