CASSAÇÃO DO REGISTRO DE DIGA DIGA

Diplomado como vereador eleito pelo PSD, na última segunda-feira (9), o ex-edil Diga Diga, que acabou sendo preso pala Polícia Federal no âmbito da Operação Overclean, tem dois problemas muito complexos para solucionar: o primeiro é sair da cadeia e o segundo é se defender na ação proposta pelo Ministério Público Eleitoral, que pede a cassação do seu diploma de vereador, motivada pelos inúmeros processos criminais a que responde, condenado em alguns deles.

PROCESSO DE SIBELE NERY E CUSPARADA PESARAM

Dentre os processos criminais que deverão pesar na provável cassação do diploma de Diga Diga, estão o da ‘cusparada’ contra o servidor Moisés e o relacionado à difamação, calúnia e injúria contra a vereadora do PT Sibele Nery (PT), que não aliviou para o seu ex-correligionário. Há quem aposte que Diga Diga terá o diploma cassado, antes mesmo da posse, em 1º de janeiro próximo. Vai todo…

VOTOS PODERÃO SER ANULADOS

Caso o diploma seja cassado, os votos obtidos por Diga Diga poderão ser anulados, alterando a composição dos eleitos pelo PSD, que ficará com apenas 2 vereadores. Se isto acontecer, assume outro candidato que não conseguiu se eleger, através de novo cálculo a ser realizado pelo TSE. Caso os votos sejam considerados válidos, assume o vereador Valdeir Chagas, 1º suplente do PSD, lamentavelmente.

SUPLENTE DO PSB NA EXPECTATIVA

O vereador Gegê (PSB) está na expectativa de assumir a vaga na câmara, caso a cassação do diploma de Diga Diga seja confirmada. O suplente do PSD se baseia em cálculos não oficiais, que costumam ser imprecisos e precisam ser confirmados pelo TSE. Outro fator é a demora no julgamento deste tipo de ação e seus recursos nas várias esferas do judiciário, que podem se arrastar durante muito tempo. Mas se o diploma for cassado em tempo hábil, Gegê toma posse.

DIGA DIGA ESTAVA INELEGÍVEL, SEGUNDO O MPE

De acordo com a promotora eleitoral, Dra. Solange Anatólio, na sua representação, Diga Diga já estaria inelegível e não poderia se candidatar neste pleito. Por algum erro de comunicação entre os sistemas do judiciário, a certidão de regularidade acabou sendo expedida, possibilitando o registro da sua candidatura. Alguém ‘comeu mosca’ ou…

Compartilhe em suas redes sociais!