Diretor do SAAE garante que vai emitir nota sobre a barragem do Catolé 

 

Depois de alguns dias de intenso debate sobre a questão da construção da barragem do Rio Catolé, que pode trazer imensos prejuízos a Itapetinga e Caatiba, parece que o assunto foi sepultado pelos nossos políticos. Enquanto isto, na propaganda eleitoral do PT de Vitória da Conquista, tanto o prefeito Guilherme, quanto o governador Jaques Wagner, falam da barragem do Rio Catolé como um grande trunfo político e administrativo, que deverá garantir a vitória do PT e o abastecimento de Conquista.

Em um encontro casual,nesta terça-feira, com o Engenheiro Diretor do SAAE de Itapetinga, Dr. Altamirando, manifestamos a nossa preocupação e perguntamos a ele sobre a questão da barragem, mas nos surpreendemos com a falta de informações e o desconhecimento da questão demonstrados pelo diretor do órgão. Dr. Altamirando chegou a afirmar que a meta do prefeito de Conquista era a construção de uma barragem no Rio Pardo e não no Catolé. Quando informamos que o próprio governador está anunciando na TV o início das obras para o próximo mês de novembro, ele se assustou e disse que não sabia.

De qualquer forma, o engenheiro Altamirando nos informou que Itapetinga tem uma vazão homologada de 280 l/s,  suficiente apenas para os próximos 20 anos, mas não sabia que a ‘vazão ecológica’ prevista para a barragem seria de apenas 310 l/s, o que comprometeria o abastecimento de Itapetinga e Caatiba. Finalizando a nossa conversa o engenheiro acabou desabafando: “assim, vamos ter que pedir ao governo a construção de uma barragem no Rio Pardo só para abastecer Itapetinga”.

Com tanto descaso e imobilismo da sociedade itapetinguense, vamos ter que esperar que os políticos de Caatiba se movimentem e resolvam a questão. A que ponto chegamos…

Por Davi Ferraz

 

Compartilhe em suas redes sociais!