E A OPOSIÇÃO, NEM UM PIU…
ITAPETINGA: Apesar do intenso debate sobre a precariedade do Zoo Matinha, os partidos de oposição, com exceção do pequeno e bravo PTdoB, preferiram ficar na ‘moita’, como se o assunto não lhes dissesse respeito. Essa postura enfraquece ainda mais as combalidas oposições e reafirma a sua postura ambígua diante dos graves problemas que afetam a nossa sociedade.
Quando alertamos para o perigo que representava o acordo firmado entre o PMDB, DEM, PR e o PDT de Romildo para eleição da mesa da câmara de Vereadores, já prevíamos esse enfraquecimento e o que assistimos agora é uma oposição apática e omissa, sem nenhum poder de reação. Alguns, ‘ofendidos’ pelas nossas justas críticas, ficam pelos cantos, feito hienas, rindo dos acontecimentos e esperando a hora de entrarem em ação para saborearem a carniça.
Itapetinga, não resta dúvida, vive uma entressafra terrível de lideranças e os medíocres fazem a festa. O tempo foi implacável com alguns dos nossos líderes e muitos deles saíram de cena, enquanto outros simplesmente se alinharam aos oportunistas de plantão.
O regime democrático requer condições básicas para funcionar, tais como liberdade de imprensa, limite constitucional ao governo, independência dos poderes e uma sólida oposição. O papel da oposição é fundamental para fortalecer a democracia. Hibernar por quatro anos para reaparecer nas eleições é suicídio político.
Novas lideranças irão surgir com o tempo e a nossa velha e ineficaz oposição será definitivamente aposentada, por fraqueza das suas próprias pernas. A fila anda…
Por Davi Ferraz