JUSTIÇA ELEITORAL BARRA PESQUISA TENDENCIOSA DO VOX POPULI
Sudoeste Hoje – A coligação “Unidos Pela Bahia”, que tem como candidato a governador Paulo Souto (DEM), recorreu e conseguiu uma decisão liminar na manhã deste domingo (20) que suspende a divulgação de pesquisa realizada pelo Vox Populi para eleição no estado.
A decisão do juiz Salomão Viana teve como base o questionário, que constaria de “perguntas tendenciosas com vinculação dos nomes dos candidatos a governador e a senador a nomes de pessoas que os estaria apoiando”. Tal questionário desequilibraria a paridade entre os candidatos e atingiria a livre escolha do entrevistado.
O candidato ao governo pelo PT, Rui Costa, apareceria na pesquisa como candidato do ex-presidente Lula, da presidente Dilma e do governador Jaques Wagner. No quesito rejeição, por exemplo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso apareceria apoiando Paulo Souto.
De acordo com a decisão do juiz, o descumprimento total ou parcial da decisão implica numa multa de R$ 300 mil, mais multa diária de R$ 100 mil a “partir do dia seguinte ao do ato ilícito até o dia em que seja cessada a prática dos atos caracterizadores do descumprimento”.
Mesmo antes do registro na justiça eleitoral, o resultado da tendenciosa pesquisa que favorece o candidato petista Rui Costa já vinha sendo divulgado de boca em boca em todo o estado, pelo próprio PT.
Como essa decisão tem caráter liminar, obviamente cabe recurso. A pesquisa foi contratada pela TV Aratu, jornal A TARDE e rádio Metrópole.