BAHIA: PCdoB ENSAIA INDEPENDÊNCIA E ADMITE ALIANÇA ATÉ COMO O PSDB
Aliado histórico do PT, e visando emplacar nomes na disputa eleitoral este ano em Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari, o PCdoB já admite aliança até com o PSDB.
Este é o posicionamento que vem pregando o presidente do partido, o deputado federal Daniel Almeida. “Somos partidos diferentes, que temos aspiração e temos disputa que, às vezes, combinam e às vezes, não”, disse Almeida em relação ao PT. As revelações do presidente foram reproduzidas no Bahia Notícias. Resta saber se o PCdoB, com o mesmo DNA do PT, irá garantir a posição anunciada.
Para não deixar dúvida que o PCdoB continua sendo aliado do PT acrescentou: “a relação de parceiro político e de um projeto na Bahia e no Brasil está mantida, mas com a perspectiva de candidaturas do partido em cidades importantes como Salvador, Vitória da Conquista e Camaçari”.
Em Salvador, a pré-candidata da deputada Alice Portugal, tem pregado que o PT mostre mais gratidão dando apoio para o pleito contra o prefeito ACM Neto (DEM). “Nós apoiamos o PT em Salvador nas últimas cinco eleições para prefeito e achamos que na relação política, como pessoal, tem que ter reciprocidade. Você se relaciona melhor com quem lhe respeita, lhe valoriza”, sugeriu Daniel.
Em Vitória da Conquista, onde o PT comanda há 20 anos, a pré-candidatura do deputado estadual Jean Fabrício Falcão segue o mesmo caminho. Fabrício busca entendimento com outros partidos e fala em “apresentar um projeto renovador”.
Como pode ser analisado, o PCdoB enxerga que poderá emplacar candidaturas em Salvador, Conquista e Camaçari. Os comunistas, com a fragilidade do PT nesta cidades, exigem a reciprocidade e esperam apoio do PT para as candidaturas de Alice Portugal, Jean Fabrício Falcão e Ademar Delgado que deixou recentemente o PT após desentendimentos com a direção estadual da agremiação. Resenha Geral