ITAPETINGA: OPOSIÇÕES CONFIRMAM PESQUISA COMO CRITÉRIO PARA ESCOLHA DE CANDIDATOS
Como o Sudoeste Hoje já havia divulgado em primeira mão, o critério para escolha da chapa majoritária que disputará a eleição para prefeito e vice, em outubro, ocorrerá mesmo através de ampla pesquisa eleitoral, cabendo aos deputados que representam os três maiores partidos, PMDB, DEM e PSDB, indicarem e contratarem o instituto.
A decisão foi tomada em reunião conjunta que aconteceu na noite desta terça-feira (31), onde representantes dos partidos oposicionistas discutiram e decidiram unanimemente pelo critério proposto pelo PMDB.
Apesar de concordar com o a realização de uma pesquisa como critério para definição da chapa de prefeito e vice das oposições, os representantes do PSDB resistiram à ideia de realização imediata da consulta, sob a alegação de que o pré-candidato Adriano Alcântara poderia estar em desvantagem, por ter se lançado depois dos outros concorrentes, Renan Pereira (DEM) e Rodrigo Hagge (PMDB).
Chegaram a solicitar que a pesquisa fosse realizada em julho, quando Adriano já estaria “pronto” para concorrer em condições de igualdade, mas a proposta não foi aceita pelos representantes do DEM e do PMDB, que opinaram por uma pesquisa imediata, que deverá acontecer durante este mês de junho, para não retardar mais a definição da chapa.
Renan Pereira (DEM), de quem se esperava alguma resistência sobre a ideia da pesquisa de opinião pública como critério de escolha, foi extremamente receptivo e ético, aceitando a sugestão dos demais partidos. José Otávio, Geraldo Trindade, Naara Duarte e outras lideranças do DEM concordaram com a proposta.
Com três pré-candidatos lançados, as oposições têm agora o desafio de realizarem uma difícil costura, para que não haja insatisfações e ruptura, em decorrência da escolha que recairá sobre dois dos três postulantes.
Vão precisar de muita paciência, jeito e espírito de unidade.
Por Davi Ferraz