A imagem pode conter: 2 pessoas, barba

Ascom Câmara

ITAPETINGA – Os vereadores e o novo prefeito de Itapetinga-BA, Rodrigo Hagge (PMDB), e seu vice, Renan Pereira (DEM), tomaram posse de seus cargos na manhã deste domingo (1º) na Praça Dairy Walley, no Centro da cidade. A cerimônia começou por volta das 9h30. O vereador José Antunes (PSC) assumiu a direção dos trabalhos por ter sido o vereador eleito mais idoso, conforme dispõe a Legislação Eleitoral e o Regimento Interno da Casa.

A imagem pode conter: 9 pessoas, terno

Após a entrega da declaração pública de bens e posterior leitura do termo de compromisso de posse, todos os parlamentares municipais foram empossados e juramentaram o exercício de seus mandatos frente ao público presente. Logo em seguida, houve a eleição da mesa-diretora da Câmara Municipal de Itapetinga para a qual foi apresentada chapa única. Com 14 votos favoráveis, o vereador Eliomar Barreira, mais conhecido como Tarugão, será o Presidente do Poder Legislativo nos próximos dois anos e terá Márcio Oliveira (Márcio Piu) como seu vice. Fabiano Alves (Bahia) será o primeiro secretário. Nailton Negreiro e Gilmar Lima (Piritiba) serão segundo e terceiro secretários respectivamente.

A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas em pé

 Já investido do cargo de Presidente, Eliomar Barreira oficializou a posse do Prefeito, Rodrigo Hagge (PMDB), e de seu Vice, Renan Pereira (DEM). Com o Paço Municipal lotado, o novo prefeito reiterou o compromisso feito na diplomação no último dia 16 e prometeu um governo diferente, uma gestão eficiente e inovadora.  Rodrigo defendeu a união e o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo. “Eu quero, sim, trabalhar com os 15 vereadores e quero que os 15 vereadores trabalhem comigo”, declarou. CONTINUE LENDO…

 Consciente da carga de expectativa que cerca esse novo governo, reconheceu que terá o desafio de equilibrar as contas da Prefeitura Municipal e afirmou que, com a ajuda de sua equipe a qual considera competente, vai regularizar os serviços públicos essenciais para a população. Pediu aos cidadãos presentes o apoio no sentido de zelar pelo patrimônio público e assegurou a participação popular e a transparência dos atos do poder público. Prometeu ainda valorizar e motivar os servidores públicos municipais efetivos e contratados, garantindo que vai dialogar especialmente com as classes que estavam sendo desprezadas. “A prefeitura não deve ser o maior empregador do município; a prefeitura deve ser equilibrada, gerenciada, para gerar potencial de investimento na cidade, e é isso que nós queremos fazer. Nós queremos trazer empregos para Itapetinga, gerindo a máquina pública de forma eficiente, buscando empresas para que possam se instalar no nosso município”, ponderou o prefeito, reconhecendo a dificuldade imposta no atual momento pela crise econômica, moral e ética que marca o país. No entanto, contou que, antes de ser empossado, começou uma verdadeira cruzada em busca de investimentos para Itapetinga. Dentre as principais ações propostas pelo seu governo destacam-se a reabertura do Parque da Matinha e medidas de preservação do Rio Catolé.  O chefe do Executivo Municipal comprometeu-se a dar atenção especial aos bairros periféricos, planejando chegar a calçar e sanear 100 por cento da cidade até o final do seu mandato.

O vice-prefeito, Renan Pereira, falou sobre a aliança entre as duas lideranças políticas Michel Hagge e José Otávio Curvelo, fundamental para a formação da chapa eleita nas últimas eleições. Destacou ainda a importância da história construída pelo ex-prefeito Michel Hagge ao longo de sua trajetória em Itapetinga desde o ano de 1954.  Segurando uma vassoura, símbolo de sua campanha, Renan prometeu, juntamente com Rodrigo Hagge, moralizar a Prefeitura Municipal.

Rodrigo Hagge (PMDB) assumirá a prefeitura de Itapetinga após vencer Adriano Alcântara (PSDB) e professor Alécio (PSD) com 55,96% dos votos válidos, ou 19,827 votos. Com 27 anos, Rodrigo é o prefeito mais jovem na história da cidade.  É filho da ex-deputada, ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Virgínia Hagge e neto do líder político itapetinguense Michel Hagge, que governou Itapetinga por três mandatos (1983 a 1988; 1993 a 1996; 2005 a 2008) e também foi deputado estadual. Formado em Direito, Rodrigo Hagge teve a oportunidade de trabalhar com o prefeito da capital baiana, ACM Neto, durante três anos.

 Renovação na Câmara

 A Câmara Municipal de Itapetinga teve um índice de mais de 50% de renovação em sua composição. Do total de 15 vereadores, sete foram reeleitos para este novo mandato de quatro anos e oito são novos nomes, sendo que Romildo Teixeira já ocupou uma cadeira no Legislativo. A vereadora Naara Duarte é a única mulher nesta nova composição.

 Radialista, sempre atento aos anseios da população, o novo presidente da Câmara Municipal de Itapetinga pretende transformar a Casa Legislativa, desenvolvendo uma gestão séria e transparente. Tarugão, como gosta de ser chamado, obteve 1.170 votos nas últimas eleições, garantindo, assim, seu segundo mandato como vereador. Em seu discurso durante a posse, Eliomar Barreira renovou seu compromisso de bem servir ao povo itapetinguense e prometeu cumprir fielmente o Regimento Interno, zelando pelas funções da Câmara e defendendo os direitos do povo. “Vamos buscar incessantemente apoio dos nossos representantes no Estado e no Governo Federal através de emendas parlamentares que nos ajudem a trazer investimentos para a nossa comunidade”, assegurou. Eliomar ressaltou ainda a importância do respeito à independência do Poder Legislativo Municipal e garantiu que vai trabalhar conjuntamente com o novo prefeito para buscar as melhorias necessárias ao desenvolvimento do município.

 Os vereadores empossados neste domingo (1º) na Câmara Municipal de Itapetinga são:

 Alberto Barbosa Santos (PP)

Anderson Alves Cruz (DEM)

Diego Queiroz Rodrigues (PR)

Eliomar Alves Barreira (PMDB)

Fabiano Sousa Alves (DEM)

Gilmar Santos Lima (PSD)

Jair Saloes Mendes (PMDB)

João de Deus da Silva Filho (PMDB)

José Antunes da Silva (PSC)

Márcio Carvalho de Oliveira (PSC)

Naara Lima Duarte (DEM)

Nailton Bomfim Negreiro (PRB)

Romildo Teixeira Santos (PSL)

Valdeir Chagas do Nascimento (PDT)

Valquírio Santos Lima (PR)

Compartilhe em suas redes sociais!