ITAPETINGA: VEREADORES BUSCAM INFORMAÇÕES SOBRE FALTA DE ÁGUA EM BANDEIRA DO COLÔNIA
Para buscar informações a respeito da falta de água no distrito de Bandeira do Colônia, um grupo de vereadores de Itapetinga-BA participou hoje (7) de uma reunião com o diretor do Serviço de Água e Esgoto (SAAE) de Itororó, Virginio Figueiredo, visto que o município vizinho administra o abastecimento do distrito. O presidente da Câmara Municipal de Itapetinga, Eliomar Barreira/Tarugão (PMDB), Márcio Piu (PSC), Gilmar Piritiba (PSD) e Alberto Policial (PP) também visitaram a estação de captação de água.
A população de Itororó e Bandeira vem sofrendo com problemas no fornecimento de água desde o início deste ano, quando foi iniciado o racionamento. Edilene de França, moradora de Bandeira do Colônia, estava sem água havia três dias. “Caiu água ontem por volta da meia-noite, e hoje a gente amanheceu sem água de novo. Roupas sem lavar, pratos sem lavar, a gente está comprando água para fazer comida”, contou. Segundo o administrador do distrito, Antônio Luz, alguns pontos de Itororó chegaram a ficar 15 dias sem água. Ele avaliou que a situação no Bandeira também é preocupante e requer uma ação imediata.
O diretor do SAAE de Itororó explicou que a falta de água é reflexo da diminuição do bombeamento do rio Colônia por causa da seca no município. Conforme Virginio Figueiredo, além da estiagem, a situação de calamidade pública é agravada pela ação humana: utilização irracional da água e desmatamento da mata ciliar. Ele disse que a empresa e o município tomaram as medidas necessárias para enfrentar o momento crítico. Pediram, inclusive, a perfuração de poços à Companhia de Engenharia Hídrica e Sanaemanento da Bahia (Cerb).
Os vereadores discutiram alternativas viáveis para amenizar a falta de água no distrito do Bandeira e tentar ajudar o município de Itororó. Eles decidiram solicitar ao município de Itapetinga a disponibilização de dois carros-pipa para ajudar na busca de água do Rio Pardo. Virginio Figueiredo esclareceu que Itororó conta com um carro-pipa e está aguardando outros quatro caminhões que foram alugados. De acordo com o presidente da Câmara, amanhã (8) será agendada uma reunião com a direção do SAAE de Itapetinga. // Ascom Câmara