FUNDAÇÃO JOSÉ SILVEIRA REALIZA NOVAS PESQUISAS E ATIVIDADES NAS REDES SOCIAIS RELACIONADAS À COVID-19
A Fundação José Silveira (FJS), por meio do Centro de Pesquisa e Inovação, vem realizando novas investigações científicas relacionadas à Covid-19 e atividades de comunicação digital em saúde para divulgar informações e medidas protetivas à população.
O estudo de prevalência de infecção por coronavírus avaliará 400 gestantes e seus recém-nascidos e servirá como base para maior conhecimento sobre a incidência da COVID-19 nesta população.
Outra iniciativa, que conta com a participação do IBIT (Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose), unidade da FJS, é o trabalho científico sobre a caracterização clínico-epidemiológica, resposta imune e avaliação diagnóstica da COVID-19 na Bahia, que permitirá conhecer melhor a manifestação da doença em diferentes grupos populacionais.
No IBIT também será realizado o estudo sobre prevalência de hipertensão, diabetes mellitus e dislipidemia em ambulatório de clínica médica, avaliando comorbidades associadas com o aumento do risco de desenvolver quadros infecciosos mais severos do novo coronavírus.
Além das pesquisas, a Fundação promoveu lives com a participação de médicos e pesquisadores sobre temas como a infecção pela Covid-19 em gestantes e recém-nascidos, a tuberculose e o tabagismo no cenário da pandemia e nutrição para uma vida saudável no momento atual. A instituição realizou, ainda, o Webinar (videoconferência) sobre as mais recentes evidências médicas sobre o uso de determinados medicamentos contra o novo coronavírus.